Página inicial Paroquia / Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos!

Inauguração da nova Capela do Santíssimo do Santuário do Bom Jesus marca as celebrações da Segunda Feira Santa em Matosinhos.

A Segunda-Feira Santa na Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos foi marcada pela celebração de missas, via-sacra e confissões, mas o destaque foi a inauguração da nova capela do Santíssimo Sacramento.
Após seis meses de reforma, os paroquianos do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, puderam apreciar o novo espaço de adoração ao Santíssimo Sacramento. A capela, antes menor, foi ampliada, decorada e ganhou um conjunto de belas peças, feitas pelo artista Fernando Araújo Gomes.
A cerimônia contou com a agradável presença de nosso bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, da senhora Maria Celeste, a doadora das peças e esposa do artista, além daqueles que colaboraram com seus trabalhos para a realização deste projeto.
Ao início da celebração Pe. José Bittar, pároco e reitor do Santuário, destacou que esse era um de seus sonhos, desde que tomou posse na Paróquia, em março de 2011. “Tinha o desejo de ampliar a capela, para que assim os paroquianos, visitantes e romeiros tivessem um espaço maior, para se sentiram bem acomodados quando visitarem o Santuário”, destacou. Em seguida, agradeceu a todas às pessoas que ajudaram a realizar este sonho, dentre eles Maria Carmem, anunciadora do presente; Jose Roberto Zin, paroquiano de Matosinhos; os marceneiros Nelson, José Gonçalves, Dácio, Zezé Maia, Ivan, Toninho Cipriani e Sanival; o artista plástico e escultor Osni Paiva; aos senhores Valdivino Longatti e Inácio, os quais foram responsáveis pelo transporte das peças; e ao paroquiano “Cuim”, que confeccionou e doou os lustres e as arandelas.
O Reitor do Santuário ainda agradeceu a doadora Maria Celeste Campos e família, ao grande artista e responsável pela magnífica obra, Fernando Araújo Gomes, já falecido; aos funcionários Jerônimo, Marta, Rosângela e Quinha, ao senhor Antônio Batista, proprietário da Faeman Estanhos, responsável pela restauração do antigo candelabro da Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. O qual agora se encontra na nova capela. Os agradecimentos também foram dedicados ao senhor Jamil, mais conhecido por Canário, que doou a pedra de mármore da capela e aos proprietários da Serraria Agostini, que fizeram a cimalha de madeira, que está sobre o retábulo da capela.
Após os agradecimentos, Dom Célio dirigiu-se à capela, onde realizou a bênção e incensação das paredes e do sacrário.
Em seguida Pe. Bittar destacou o trabalho do artista Fernando Araújo, segundo o pároco “As peças que se encontram na Capela, foram feitas exclusivamente para compor a Igreja. Vários foram os dias e meses com o canivete e formões entalhando e embelezando os rostos dos anjos e do Cristo. Tudo executado em cedro, madeira de lei. E este artista trabalhava praticamente sozinho. Gostava de criar suas peças, desenhava-as e então para a madeira; logo a obra se iniciava. A madeira e o formão em suas mãos mais parecia um brinquedo, tal a desenvoltura e rapidez na feitura dos entalhes e rostos esculpidos. Sempre foi um autodidata.” .
Após a proclamação do Evangelho e a homilia, o Santíssimo Sacramento foi levado em procissão para o interior da nova capela, que a partir de agora está aberta para a visitação dos paroquianos e visitantes.

Quem foi Fernando Araújo Gomes?
Vindo ainda jovem de sua terra natal, Garanhuns-PE para São João del Rei. Aqui fixou residência e foi professor no SENAI por 16 anos. Lecionava Desenho Técnico e matemática, mesmo trabalhando nos intervalos, gostava de desenhar rostos dos alunos.
Se encantou com Minas gerais, fazendo daqui seu segundo lar. Sua inspiração crescente se deu no encontro com as cidades históricas como Congonhas, Ouro Preto, Sabará, Mariana, etc.
Sua bagagem artística engrandeceu ainda mais. Alejadinho foi pra ele o \\\\\\\"Doutor\\\\\\\" dos entalhes!
Lia muito sua vida e obras, acho mesmo que dele muitos traços barrocos captou.
Morreu cedo com 64 anos de idade motivado por um \\\\\\\"Câncer de Pâncreas\\\\\\\"!Sua obra jamais desaparecerá pois ele se torna sempre vivo através delas, de seus anjos belíssimos e de suas obras sacras espalhadas e admiradas no exterior.
O mestre se foi, a saudade será sempre revivida através de seus anjos e querubins para todo o sempre e agora em nossa Capela do Santíssimo.

A Capela de Nossa Senhora de Nazaré
   Obra projetada, desenhada e executada por \\\\\\\"Mestre Fernando\\\\\\\". \\\\\\\"No dia 13de junho de 1997 tive a grata satisfação de ver um sonho transformado em realidade.
    Esse sonho, eu devo, graças à inspiração Divina à bondade de Deus por essa dádiva de ver hoje concluída e consagrada; Capela Nossa Senhora de Nazaré, sendo motivo de grande renovação de fé e determinação. Está aberta à visitação pública e à cerimônias religiosas. É realmente um marco crescente em nossa cultura, elevando mais ainda o nome de Tiradentes Minas gerais.
    Tive durante meu trabalho o apoio e incentivo de minha querida esposa, Maria Celeste e amados filhos: Lígia, Thais, Fernando, Eduardo e Denise.
À todos eles o meu carinho e amor...\\\\\\\"

“Se minhas mãos às vezes realizam alguma arte é somente pela graça de Deus”.
(Fernando Araújo Gomes)

Texto e Fotos: Éder Campos ( Pascom SBJM )

Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 386, Matosinhos - São João del-Rei / MG
CEP: 36305-142 - Tel/Fax: (32) 3371-5224 ou (32) 3372-4527