Palavra de Salvação

5º DOMINGO DA PÁSCOA
28│ABRIL│24

“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais frutos ainda”.

Neste 5º Domingo da Páscoa lemos o evangelho de Jo 15,1-8, no qual, temos a passagem em que Jesus se compara a uma videira. Essa fala de Jesus acontece no contexto da última ceia.

A imagem da videira é conhecida pela teologia judaica. No Antigo Testamento videira e vinha são símbolos do Povo de Deus. Israel era chamado como a videira que Deus arrancou do Egito e que foi transplantada para a terra prometida. Essa vinha foi cuidada com amor, entretanto a videira que era Israel se revelou uma verdadeira desilusão. A videira não produziu os frutos que Deus esperava.

Na perícope que vemos na missa, Jesus se apresenta como a verdadeira videira plantada por Deus. É Cristo que irá produzir os frutos esperados pelo Pai. Jesus, a verdadeira videira, irá nascer um novo Povo de Deus.

Os ramos desta videira são os discípulos de Jesus. Estes “ramos”, no entanto, não têm vida própria e não podem produzir frutos por si próprios; necessitam da seiva que lhes é comunicada por Jesus. Por isso, são convidados a permanecer em Jesus. O verbo “permanecer” é a palavra-chave desse texto. Supõe que o discípulo já tomou sua decisão de vida de ser fiel ao seu chamado e à sua vocação, isto é, de oferecer a vida a exemplo de Jesus.