Paróquia do Santuário Diocesano do

São João del-Rei - Minas Gerais

A Diocese

A DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL-REI

A Diocese de São João del-Rei foi criada em 21 de maio de 1960 pela Bula Quandoquidem novae – “Visto que a constituição de uma nova Igreja sempre conduz à esperança…”, pelo Papa Beato João XXIII, desmembrada da Arquidiocese de Mariana, da Diocese de Campanha e da então Diocese de Juiz de Fora. Sua instalação se deu no dia 06 de novembro de 1960, às 9h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, perante o Exmo. e Revmo. Sr. Dom Oscar de Oliveira, Arcebispo de Mariana , delegado do Exmo. Revmo. Sr. Dom Armando Lombardi, Núncio Apostólico no Brasil. Por decreto de mesmo Sr. Núncio Apostólico, datado de 19/10/1960, e por ordem do Exmo. e Revmo. Sr. Arcebispo foi lida em latim e português a bula Quandoquidem novae.

.Limites: Arquedioceses de Juiz de Fora (MG) Mariana(MG) Diocese de Campanha(MG) Oliveira (MG)
.Superfície: 9.661,21 Km²
.População: 311.670 hab (IBGE/2001)
.Densidade demográfica: 32,3 hab/Km²
.Municípios: Andrelândia, Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Ijací, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Lagoa Dourada, Lavras, Luminárias, Madre de Deus de Minas, Mindurí, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Vicente de Minas e Tiradentes.
.Paróquias: 42

.Foranias (Regiões Pastorais): 06
• Forania de Nossa Senhora do Pilar.
• Forania do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
• Forania de Nossa Senhora da Conceição.
• Forania de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação.
• Forania de Nossa senhora de Nazaré.
• Forania de Sant´Ana.

1º Bispo: † Dom Delfim Ribeiro Guedes(1960-1983)
2º Bispo: † Dom Antônio Carlos Mesquita (1983-1996)
3º Bispo: (Emérito): Dom Waldemar Chaves de Araújo (1996-2010)
4º Bispo: † Dom Célio de Oliveira Goulart (2010-2018)
5º Bispo: Dom José Eudes Campos do Nascimento (2019 …)

A PADROEIRA DA DIOCESE

A devoção a Mãe de Jesus Maria Santissima na Diocese de São João Del Rei é muito visivel pela quantidade de Capelas, Igrejas e Grutas dedicadas a Ela nos seus diversos Titulos. Dentre estes titulos, foi escolhido o de Nossa Senshsora da Coluna, conhecida por Nossa Senhora do Pilar para ser a Excelcia Padroeira da Diocese e também da Cidade de São João del-Rei. Sua solenidade acontece no dia 12 de outubro na sua imponente Catedral Basilica situada a Rua Getúlio Vargas.

Segundo Tese histórica sobre a fundação de São João del – Rei por Thomé Portes Del – Rey ( escrita por Osvaldo Santiago Lobosque – 25/03/1984).

O nosso Fundador o Bandeirante Thomé Portes del-Rey “o Capitão Mor das minas”. “Aqui chegou por volta do ano de 1684 e morreu assassinado  no ano de 1702 por seus escravos. Aqui em São João era ponto quase que obrigatório da passagem e hospedagem das Bandeiras”. De certo a devoção a Virgem do Pilar chegou aqui com os Fundadores da Cidade haja vista que registros históricos datam a construção da Capela dedicada a Ela no ano de 1703/04, no alto do morro denominado de Morro da Forca.

A primitiva Capela foi incendiada na guerra dos  emboabas em 1709. Lá no alto da Colina onde hoje se encontra a Igreja do Senhor do Bonfim, “o Padre Almir de Resende Aquino” deixou edificado um Pilar com a Imagem de Nossa Senhora, elevado no dia 02-01/1967 e inaugurado no dia 12/01 de 1967 marcando onde começou a devoção a protetora dos Bandeirantes e também da nossa Cidade.

Alto do Bonfim

No Ano de 1721, com a finalidade de substituir a Capela incendiada, a Irmandade do Santíssimo Sacramento inicia a construção da atual Igreja Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar da São João Del – Rei.

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar – São João Del – Rei

No ano de 1954, a Imagem de Nossa Senhora do Pilar foi solenemente coroada de áurea coroa por sua Santidade o  Papa Pio XII. Proclamada também Padroeira da Cidade e do Município de São João del-Rei.

No dia 12 de janeiro de 1961 sua Santidade o Papa João XXIII constitui Nossa Senhora do Pilar Padroeira principal da Diocese de São João del-Rei.

Disse o Papa João XXIII: “Como em firmíssima coluna, os homens oportunissimamente confiam na proteção da Bem Aventurada Mãe de Deus que, abraçando a todos com maternal amor, fartamente distribui aos suplicantes os dons celestiais.

Com ânimo alegre soubemos que os fiéis da Diocese de São João del-Rei, há pouco por Nós criada, são imbuídos de especial devoção Marial, visto que costumam venerar a Bem Aventurada e Augusta Virgem Maria da Coluna, vulgarmente do Pilar. Desde que nas terras do Brasil foi fundada a cidade São João del – Rei, a Bem Aventurada Virgem Maria, sob aquele nome, é tida como insigne defensora do mesmo lugar. Sua Imagem exposta à veneração do povo no belo templo, que há pouco foi elevado a honra de Igreja Catedral,” …” Nós, consultada a Sagrada Congregação dos Ritos, com seguro conhecimento e madura reflexão, e na plenitude do poder Apostólico, por força destas Letras e do modo perpetuo, constituímos e declaramos a Bem-Aventurada Virgem Maria da Coluna, vulgarmente chamada do Pilar como Padroeira principal junto a Deus …”

No ano de 1965, recebe o Título de Basílica.

Nossa intenção com este pequeno histórico é abrir uma fresta para entendermos melhor a chegada da devoção a nossa Senhora do Pilar em nossas terras. Fica aqui um espaço para que surja o interesse no aprofundamento do tema.

Pesquisa- Cláudio Guimarães Pereira

Fonte de Pesquisa: São João del – Rei / A região, a Cidade, o Patrimônio de História e Arte / Fundação João Pinheiro; Tese Histórica sobre a fundação de São João del-Rei por Thomé portes Del-Rey/ Osvaldo Santiago Lobosque; Jornal o Pilar ano 1961; Wikipédia, a enciclopédia livre.