A História

A HISTÓRIA DA DEVOÇÃO

Desde os primórdios da vila e depois de cidade de São João del-Rei sempre houve grande devoção ao Senhor Bom Jesus crucificado e já em 1750 havia ex-votos” por graças alcançadas;

Em 6 de maio de 1769 houve a doação área de terreno (1.500m2), na Vargem do Porto Real da Passagem para nela se construir uma capela dedicada ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, devoção oriunda de Portugal;

Em 29 de maio de 1770 os devotos do Senhor Bom Jesus de Matosinhos fazem petição para edificar a capela para abrigar a devotíssima imagem do Senhor Bom Jesus e para que os moradores locais pudessem cumprir o preceito dominical;

Em 13 de junho de 1771 é concedida a autorização eclesiástica para ergui uma capela com a invocação do Senhor Bom Jesus de Matosinhos;

Em 28 de fevereiro de 1773, o Padre Doutor Matias Antônio Salgado, SJ, Vigário Colado da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, provê, doa e constitui patrimônio para a capela do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, incluindo na doação a belíssima imagem de Nossa Senhora da Lapa;

A primeira capela em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João Del Rei – MG, foi fundada em 19 de maio de 1774, passando a abrigar a imagem do padroeiro, proveniente de Portugal.

Quase dois séculos após a construção da primeira capela, em 25 de outubro de 1959, foi criada a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, cabendo ao Reverendíssimo Cônego Vicente Diláscio, representando o então arcebispo de Mariana – Dom Oscar de Oliveira, erigir canonicamente a nova Paróquia. Instalada em 01 de janeiro de 1960, Pe. Jacinto Lovatto Filho, torna-se o primeiro pároco de Matosinhos.

Com o crescimento do bairro, a Matriz em situação crítica de conservação, também se tornou pequena demais para acomodar os fiéis do Bom Jesus. Logo, a pequena igreja foi demolida dando lugar a Nova Matriz que foi sagrada por Dom Delfim Ribeiro Guedes em 01 de janeiro de 1980.

Em 14 de setembro de 2003, a Matriz foi elevada à categoria de Santuário Diocesano pelo então bispo da Diocese, Dom Waldemar Chaves de Araújo.

Dentre as festas tradicionais, destacam- se o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que acontece de 05 a 14 de setembro, a Semana Santa e o Jubileu do Divino Espírito Santo, realizados nos dias antecedentes à festa de Pentecostes.

JUBILEU DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS

Em São João Del Rei, a festa em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos é uma das mais antigas da cidade, tendo iniciado ainda no século XVII, em 1774, com a construção da primeira capela do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

A festa em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos era celebrada na Segunda-feira que sucedia o domingo da Solenidade de Pentecostes. Desta forma, o Jubileu prosseguiu até 1924.

Em 1961 o então pároco, Padre Jacinto Lovatto conseguiu a concessão das indulgências plenárias, para a festa do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que voltou assim a ser comemorada de forma jubilar. É que os jubileus anteriormente concedidos estavam inadequados à data (setembro): o de 1783 destinava-se às Festividades Pentecostais; o de 1924 às de 03 de maio, Dia da Santa Cruz.

Como a Festa do Bom Jesus foi transferida sucessivamente dessas datas para 14 de setembro (seu dia maior), os títulos anteriores, de datas específicas, ficaram inválidos para esta festa. A partir de 1961 o jubileu continuou e ainda hoje é comemorado em setembro, exigindo renovação a cada sete anos.

O Jubileu é uma festividade muito importante, com grande expressão de fé, devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos e exaltação da paixão de Cristo.

A IMAGEM DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS

A imagem de Nosso Senhor Crucificado foi esculpida em cedro, no século XVIII em Portugal na cidade de Matosinhos. Com altura de dois metros, a imagem retrata Cristo Vivo, assinalando filetes e coágulos de sangue pelo corpo. Tais características são próprias do estilo barroco, movimento artístico da época, revelando profundo realismo em seus traços e pintura.

Em 1774, a primeira capela em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João Del Rei, recebe a grande imagem como padroeira, tornando-se então conhecida como a imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Mais tarde, o pequeno povoado existente ao redor da capela recebe o nome de bairro de Matosinhos em homenagem à imagem proveniente de Portugal.

Hoje, a imagem é evidenciada no interior do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, e todos os anos, no dia maior do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a imagem é levada em procissão pelas ruas do bairro de Matosinhos, para uma manifestação pública de fé e devoção.

Fonte: Documentos Paroquiais e site: Matosinhos – história e festas.

PADRE QUE ESTÁ Á FRENTE DO NOSSO SANTUÁRIO

Pe. José Bittar • Pároco e Reitor