JUBILEU DO DIVINO TEM INÍCIO NESTE SÁBADO, DIA 11.

08/05/2024

Uma mistura de religiosidade, tradição e cultura. O Jubileu do Divino começou em São João del-Rei em 1774 e acarreta, além de missas e procissões, uma grande expressão de fé. Seja no batuque das folias, nas fitas multicoloridas do congo ou nas preservadas riquezas devocionais.

Organizada pela Comissão do Divino, grupo criado com o intuito de organizar a festa junto à paróquia, a celebração atrai a atenção dos fiéis de toda a região. Neste ano a programação contou com um motivo ainda maior para se festejar: os 25 anos do resgate da festa.

Segunda maior festa da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a data marca a unção do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus e a Virgem Maria. A ocasião é recordada anualmente sempre 50 dias após o Domingo de Páscoa.

A Solenidade de Pentecostes é um fato marcante para toda a Igreja, para os povos, pois nela tem início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus. A vinda do Espírito Santo (narrada no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 2) confirma a realidade da presença, poder e comunhão de Deus com o seu povo. Ele prometeu estar juntos daqueles que creem.

Neste ano de 2024, os festejos terão início no dia 11 de maio com seus aspectos culturais, folclóricos e religiosos. Dezenas de grupos de congados devem se reunir neste ano para saudar a imagem de Nossa Senhora do Rosário e o imperador da Festa, assim como dezenas de folieiros e diversos devotos.

Segundo o bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, hoje, diante da realidade atual, o que permanece em cada pessoa é o compromisso de se colocar em prática os dons que vêm de Deus, ou seja, os talentos que obtemos, a serviço da Igreja e do povo. “Precisamos deixar o Espírito Santo agir de verdade em nossa vida e fazer de nós pessoas novas”.

Este ano a festa tem como tema “Onde está o Espírito do Senhor, aí existe liberdade” (2 COR 3,17) e conta com Vigília de Pentecostes, novenário, apresentações culturais, procissões, coroação de reis e rainhas do congado, coroação do imperador e bênção do Santíssimo Sacramento. A festa ainda faz um paralelo a devoção a Nossa Senhora da Lapa com coroação e homenagens dentro da programação. Veja!

Fonte: Diocese de São João del-Rei