Palavra de Salvação

2º DOMINGO DO ADVENTO
    05 DE DEZEMBRO

“ESTA É A VOZ DAQUELE QUE GRITA NO DESERTO: ‘PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR, ENDIREITAI SUAS VEREDAS”.

No 2º Domingo do advento o evangelho faz um urgente convite à conversão, contido na pregação de João Batista conforme o evangelho de Lc 3,1-6. São Lucas, inicialmente, apresenta uma lista de personagens históricos e com isso está situando a história da salvação no contexto da história geral. A encarnação e a vida de Jesus não são um conto de fadas, mas é uma história concreta, com acontecimentos concretos, que podem ser ligados a um determinado momento histórico e a uma terra concreta. Na segunda parte do nosso evangelho temos a figura de João Batista. A missão de João é preparar os caminhos do Senhor. Por isso, João é descrito como um profeta itinerante, que prepara o caminho do Senhor. Citando um texto de Isaías (Is 40,3-5), João Batista anuncia um tempo de consolação, de cumprimento das Escrituras, o qual exige, porém, conversão (em grego Metanóia), que podemos traduzir por mudança radical de mentalidade. Para acolher a Jesus e sua proposta salvífica é necessária uma mudança radical de mentalidade. O evangelho fala do batismo de conversão como um sinal dessa renovação do coração para acolher o tempo de salvação, isto é, o tempo de Jesus, o Messias enviado de Deus.

Pe. Túlio Marcos Ribeiro Corrêa,Scj, DD. Pároco da Paróquia de Sant´Ana de Lavras – MG.