FIÉIS SÃO CONVIDADOS A REZAR A NOVENA DO NATAL.

Data da publicação: 13 de dezembro de 2021

A Novena de Natal é uma tradição que ajuda os cristãos a vivenciarem a preparação para o Natal no tempo do Advento. Em cada diocese, famílias, vizinhos e comunidades paroquiais se reúnem, ano após ano, para vivenciar os nove encontros que refletem sobre o mistério da encarnação e o nascimento de Jesus. Neste período de pandemia, apesar das limitações sanitárias, segue vivo o convite a uma boa preparação para a celebração do Natal.

Assim como nos anos anteriores, o livreto do roteiro parte de uma comunhão com toda a Província que abrange São João del-Rei, Leopoldina e Juiz de Fora, buscando representar as realidades diocesanas de uma maneira mais direta. “A finalidade principal é expressar a comunhão existente entre as três Igrejas Particulares e levar a parcela do Povo de Deus presente nelas a uma apurada reflexão sobre temas recorrentes na Igreja atual”, explica padre Lucas Alerson de Sousa, membro da comissão para a elaboração do material.

Neste domingo, 12, aconteceu a celebração de envio em algumas paróquias da Diocese. A celebração serve como um “ponta pé” inicial para a jornada de nove dias de reflexão em preparação para a vinda do pequeno Messias. Na Paróquia São José Operário, em São João del-Rei, houve, ainda, benção da imagem do Menino Jesus.

SOBRE O MATERIAL

Este ano o material traz como tema central “A igreja doméstica na escuta da Palavra de Deus” e busca motivar as famílias em uma reflexão profunda para a celebração do Natal do Senhor.

“Em sintonia com a igreja no brasil que, durante a pandemia, nos conclamou a voltarmos às nossas raízes e a viver a dimensão da Igreja Doméstica, convido você a realizar a Novena de Natal. De preferência junto aos seus familiares e comunidade, mas sem se descuidar da saúde e das normas de prevenção ao Covid-19. Que esse roteiro nos anime a formarmos e a sermos comunidades eclesiais missionárias, verdadeira igreja em saída, pontua dom José Eudes nascimento, bispo de São João del-Rei.

Para o coordenador diocesano de pastoral, padre Marcos Pereira, a novena foi pensada para ser rezada em família, na própria casa, como uma forma de evitar aglomerações e ter um horário para reunir familiares e rezar. “É importante preparar bem o ambiente, ver o melhor horário para todos que moram na casa e fazer com que todos participem. A Novena de Natal é em Família. Preparar bem para celebrar bem o Natal do Senhor”, conclui.

Os livrinhos podem ser adquiridos na secretaria paroquial de cada paróquia. O material custa 2,00.

POSTAGEM ORIGINAL: https://diocesedesaojoaodelrei.com.br/fieis-sao-convidados-a-darem-inicio-as-novenas-de-natal/