MONS. DIRCEU SERÁ ORDENADO BISPO DIA 04 EM SJDR.

Data da publicação: 19 de novembro de 2021

No dia 04 de dezembro a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei, receberá um momento que entrará para a história da Diocese. No local, às 9 horas, ocorrerá a primeira ordenação episcopal do clero diocesano. O monsenhor Dirceu de Oliveira Medeiros, que atualmente exercia a função de subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será ordenado bispo da Igreja, e fará seu trabalho na Diocese de Camaçari (BA).

Devido a pandemia do novo coronavírus, a cerimonia será realizada com a presença restrita, apenas, aos convidados, clero, e familiares do monsenhor, devidamente identificados. Para aqueles que não poderão acompanhar de forma presencial, a celebração será transmitida ao vivo pela TV Aparecida e via internet, através das redes sociais da Paróquia do Pilar.

SOBRE O TRÍDUO PREPARATÓRIO

A preparação para a data deve mobilizar todas as paróquias da Diocese, já que a proposta é que entre as datas do dia 01º e 03 de dezembro, seja realiza a missa nesta intenção, com orações vocacionais.

Monsenhor Dirceu se fará presente em três delas, sendo a primeira na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Prados, onde atuou como pároco durante anos; a segunda, a Paróquia de Sant’Ana, em Barroso, sua paróquia natal; já a terceira, Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, reforçando sua ligação com o clero diocesano, quando atuou, ainda, como Vigário Geral e Administrador Diocesano, no período de Sé Vacante.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO LOGO ABAIXO.

SOBRE O NOVO BISPO

Padre Dirceu de Oliveira Medeiros nascido em 28 de março 1973, em Barroso (MG), filho de Paulo Garcia de Medeiros e Manoela de Oliveira Medeiros. Cursou ensino fundamental e médio na Escola Estadual Francisco Antônio Pires na cidade natal.

Ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, da diocese de São João del-Rei, situado em Juiz de Fora (MG). Cursou filosofia de 1995 a 1997 no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio. Possui Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cursou Teologia de 1998 a 2001, também em Juiz de Fora, e possui o título de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar em São João del-Rei e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso. Em 2015 participou, no Convento do Ecce Homo, em Jerusalém, do curso de aprofundamento bíblico e arqueologia bíblica promovido pelos filhos e filhas da Congregação de Sion. Lecionou nos cursos de Teologia para Leigos na diocese de São João del-Rei e no Instituto Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora.

Na Diocese de São João del-Rei exerceu diversas funções: animador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Vigário Forâneo, Vigário Geral e, de 2018 a 2019, foi Administrador Diocesano. No Regional Leste 2 da CNBB foi coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja. Foi Vigário Paroquial na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei de 2002 a 2004 e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Prados (MG).

Desde junho de 2019 exerce a função de subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), residindo em Brasília-DF.

Postagem original: https://diocesedesaojoaodelrei.com.br/monsenhor-dirceu-sera-ordenado-bispo-no-dia-04-em-sao-joao-del-rei/