​QUANDO DESMONTAR O PRESÉPIO?

Data da publicação: 04 de janeiro de 2021

Depois das festividades de fim de ano, é hora de desfazer a decoração natalina e desmontar o presépio e a tradicional árvore de natal, mas quando fazer isso?

De acordo com a Igreja Católica existe uma data correta para o desmonte e ao contrário do que muitos pensam, o presépio não deve ser desmontada no dia Dia de Reis, celebrado em 06 de janeiro. Segundo a tradição, o correto é desmontar a decoração no dia seguinte à festa do Batismo de Jesus quando se encerra o tempo do Natal. Neste ano, no dia 10 de janeiro.

A solenidade do Batismo do Senhor é uma festa móvel, sem uma data fixa, ela acontece após o Dia de Reis. Quando o Dia de Reis cai em um domingo, a festa do Batismo acontece sempre na segunda subsequente. Portanto, desmonte o Presépio somente na segunda-feira, 11.

Retirar o Presépio e a arvore de Natal antes da data específica, significa encerrar o ciclo natalino antecipadamente, retirando todos os símbolos e esquecendo que ainda se vivencia o Natal.

A partir da data, a Igreja inicia a 1ª Semana do Tempo Comum do Ano B, dedicado ao Evangelho de São Marcos na liturgia da Igreja.

Fonte: Diocese de São João del-Rei