Paróquia do Santuário Diocesano do

Senhor Bom Jesus de Matosinhos

São João del-Rei - Minas Gerais

VOCÊ SABE POR QUE OS FIÉIS RECEBEM A BENÇÃO DA GARGANTA EM DIA DE SÃO BRÁS?

02/02/2024

Quando uma criança esta engasgada é comum ouvir as pessoas gritarem “São Brás”, invocando a proteção do santo para aquele momento. O motivo vem do fato dele ser aclamado protetor contra os males da garganta e, em vida, ter salvado a vida de um garoto, que estava para morrer, por ter engolido uma espinha de peixe. Festejado neste sábado, 03, milhares de fiéis procuram as igrejas na data para receber, das mãos do sacerdote, a benção da garganta. Em São João del-Rei, diversas pessoas acordaram bem cedo e participaram da missa dedicada ao santo. Diversas Paróquias da Diocese contam com programação especial para hoje, com a realização do rito.

Durante a benção, o sacerdote traz consigo, na mão esquerda, duas velas bentas, em forma de cruz, ligeiramente abertas. Elas são comprimidas de encontro à garganta da pessoa, no momento em que se é pronunciado: “Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, defenda-te Deus contra os males da garganta e contra qualquer outro mal, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

São Brás nasceu na Armênia, foi médico e depois bispo de Sebaste, onde sofreu o martírio por não sacrificar aos deuses pagãos.

Fonte: https://diocesedesaojoaodelrei.com.br/voce-sabe-por-que-os-fieis-recebem-a-bencao-da-garganta-em-dia-de-sao-bras-2/