Paróquia do Santuário Diocesano do

São João del-Rei - Minas Gerais

HINO COMEMORATIVO MARCARÁ ANO JUBILAR

02/01/2024

Como parte das comemorações dos 250 anos da devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei, a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos encomendou um hino ao padroeiro para celebrar tão importante efeméride.

O hino devocional foi escrito e composto por Samuel Lopes, a pedido do nosso vigário paroquial, Pe. Ronan Jesus da Costa Silva, em comum acordo com a Comissão Organizadora das festividades.

Para Samuel, honrado em receber esse convite, entregar essa composição feita ao Senhor de Matosinhos é motivo de gratidão e honra, em reconhecimento às bênçãos recebidas pelo Bom Jesus e também por poder participar deste momento histórico de devoção tão antiga em São João del-Rei por meio da música.

Segundo Samuel, a inspiração para a composição foi o próprio Bom Jesus, a iconografia tão específica da imagem que tanto nos toca ao coração através da sua contemplação, além da história da devoção que perpetua a mais de dois séculos em nossa cidade e região. O autor espera que este hino, alegre e festivo, ajude os fiéis a louvar e render ainda mais graças ao Bom Jesus por todas as bênçãos que dia a dia Ele derrama sobre todos os seus devotos.

Quem é Samuel Lopes.
Samuel Lopes da Silva, Natural de Pará de Minas, é formado em canto lírico por licenciatura e bacharelado em música pela UFSJ, tendo experiência em regência de corais há mais de 20 anos, sendo regente fundador do Coral Bittencourt de Pará de Minas, regente do assistente do Coro e Orquestra Santa Cecília de Lagoa Dourada, regente do Coral Municipal Flor das Gerais de Maravilhas e trabalha com pesquisas em música antiga e composição.