Paróquia do Santuário Diocesano do

São João del-Rei - Minas Gerais

COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO CELEBRA O SEU PADROEIRO

22/01/2024

A Comunidade São Sebastião de nossa Paróquia, celebrou no último domingo, dia 21, o seu padroeiro com procissão e missa festiva. As festividades foram antecedidas por missas, tríduo, além da visita do padre.

QUEM FOI SÃO SEBASTIÃO

São Sebastião é de Narbonne, mas sua família é de Milão. Na época em que ele viveu os cristãos estavam sendo duramente perseguidos pelo imperador romano e o seu desejo de ajudar esses irmãos na fé foi o que levou ao serviço militar. No exército era um soldado formidável e por baixo dos paramentos militares nunca deixou de lado a sua identidade de cristão, vivendo uma autêntica vida cristã. Várias vezes alentou os perseguidos pela fé a não fraquejarem nos últimos momentos.

Quando chegou a sua hora, também não deixou de lado a sua fé, mantendo-a firmemente apesar das ameaças do imperador. Um apóstata o denunciara como cristão e o Imperador ficou triste porque o considerava um ótimo soldado, mas se ele quisesse continuar sendo soldado, deveria deixar a fé em Jesus. Como não o fez, o Imperador o condenou a ser morto a flechadas.

A imagem de São Sebastião mais comum é uma que ele se encontra amarrado a um tronco de madeira, traspassado por algumas flechas, com aparência de morto. Talvez por isso muitas pessoas ainda associem que ele morreu nesse episódio, mas esse não é o final da história. Depois de alvejado, alguns amigos perceberam que ele ainda vivia e o levaram a uma senhora muito cristã, que o curou.

São Sebastião é o padroeiro de várias cidades em todo o território brasileiro, onde celebra grandes festas no dia 20 de janeiro, dia que se recorda a memória do Santo. Entre as regiões que o adotaram como padroeiro se encontram a pequena Santa Cruz de Minas, Ingaí, São Sebastião da Vitória e Macuco de Minas. Na cidade de Lavras também se encontra uma Paróquia dedicada ao santo.

Fotos: Fabíola Ribeiro (PASCOM SBJM)