Palavra de Salvação

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“TU TE PREOCUPAS E ANDAS AGITADA POR MUITAS COISAS. POREM, UMA SÓ COISA É NECESSÁRIA. MARIA ESCOLHEU A MELHOR PARTE E ESTA NÃO LHE SERÁ TIRADA”.

O evangelho deste 16º domingo do Tempo Comum é retirado de Lc 10,38-42 e narra a presença de Jesus na casa de Marta e Maria. Antes de analisar a perícope é importante saber que essa passagem tem como pano de fundo a grande viagem que levará Jesus a Jerusalém. Ao longo do percurso Cristo se depara com pessoas que estão abertas a sua pessoa e também encontra pessoas que não acolhem a sua mensagem. No excerto evangélico deste domingo vemos que Jesus é acolhido na casa de Marta e Maria.

No desenvolver do evangelho vemos que Marta andava atarefada “com muito serviço”, enquanto Maria “sentada aos pés de Jesus, ouvia a sua Palavra”. Marta, naturalmente, não agradou dasituação e queixou-se a Jesus. A resposta de Jesus constitui o centro do relato e nos apresenta um ensinamento: a Palavra de Jesus deve estar acima de qualquer outro interesse.

Lucas narra uma cena que ilustra duas atitudes sobre o acolhimento de Jesus, o serviço generoso de Marta e a escuta atenta de Maria. Marta desenvolve um papel tradicional de uma mulher que trabalha; enquanto a sua irmã, Maria inaugura um papel novo para a mulher: ficar aos pés do mestre como um discípulo.

Um tema que é caro a Lucas é o da escuta da palavra. Não se trata de uma escuta qualquer, é uma escuta operativa como nos diz a passagem “é feliz quem escuta a palavra para pô-la em prática”. O diálogo e entre Jesus e Marta não quer contrapor a ação de Marta e a contemplação de Maria, o que se quer ressaltar é a “atitude essencial e distintiva do discípulo: escutar a palavra do Senhor é condição para que o serviço, a diakonia, não se torne uma estéril agitação no vazio pela necessidade de autogratificação” (FABRIS, 1995, p.127). O nosso modo de agir como Cristãos deve ser precedido da escuta atenta da Palavra do Mestre.

Pe. Túlio Marcos Ribeiro Corrêa, SCJ
    Sacerdote do Coração de Jesus
    Vigário Paroquial da Paróquia de Sant´Ana de Lavras.