Início Paróquia Pastorais Movimentos Comunidades Missas Agenda Cursos Livraria Contato
 
A Palavra do Bispo
 

19º Domingo do Tempo Comum

“JESUS, PORÉM, LOGO LHES DISSE: CORAGEM! SOU EU. NÃO TENHAIS MEDO!” (MT 14, 27).

A Palavra de Deus proclamada neste domingo apresenta duas cenas de manifestação de Deus: a Elias, na brisa mansa à entrada da caverna do Horeb e aos apóstolos, na travessia do mar da Galiléia. Deus vem ao encontro do homem especialmente nos momentos de necessidade, quando ele O invoca com fé. O Deus dos profetas e de Jesus é Aquele que toma a defesa dos fracos e dos pobres, e decepciona os que querem se servir de seu poder. Ele não está nos fenômenos naturais grandiosos e violentos: vento, terremoto, tempestade, fogo; mas no sopro leve da brisa, como que significando a espiritualidade e a intimidade das manifestações de Deus ao homem.

A comunidade cristã, a Igreja, vive muitas vezes uma existência atormentada pela hostilidade das forças contrárias, sejam internas ou externas. Unicamente por si mesma ela não consegue superar essas dificuldades. Mas, Jesus ressuscitado está presente no meio dos seus. Embora invisível, Ele acompanha a vida de sua Igreja. A Igreja revive assim, a experiência da peregrinação do Êxodo. Sua fé é posta à prova. Também Pedro fez essa experiência, ao tentar caminhar sobre as águas. Jesus o salva de afundar-se nas águas do mar. Jesus oferece, pois, à sua Igreja, a vitória sobre as forças do mal e a segurança nas provações, mas pede como condição essencial uma confiança inabalável em sua presença na vida da Igreja.

Vivemos num mundo secularizado e materialista. Daí a necessidade de firmarmos nossa fé e convicções em verdades que permanecem. Na prática da vida cristã nós acreditamos na ação do Espírito Santo que conduz sua Igreja, como também nos sinais  que fortificam nossa fé: a Palavra de Deus, a participação nos Sacramentos e os compromissos com os valores do Reino de Deus. Assim somos fortalecidos na experiência de nossa fé e poderemos ajudar a outros que ainda possam vacilar na vivência de sua fé.  Neste segundo domingo do mês de agosto, mês vocacional, rezemos de modo especial pelos nossos pais.

† D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.

 
 
Clique aqui e confira a programação!
 
Mensagem do nosso Bispo Diocesano - Dom Célio de Oliveira Goulart
leia mais
 
 
Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos
São João Del Rei / MG - cep: 36305142
Telefones: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Comunicação)
 
Fotos antigas de nossa Paróquia.
Quarta-Feira de Cinzas 2016
Missa Solene do Natal do Senhor
ver mais