Início Paróquia Pastorais Movimentos Comunidades Missas Agenda Cursos Livraria Contato

50º aniversario de monumento leva festa do Pilar para o Alto do Bonfim.

Data da publicação: 16 de outubro de 2017

Por Lucas Silveira -  16 de outubro de 2017

Segundo a tradição espanhola, umas das primeiras aparições de Nossa Senhora se deu ao apóstolo Tiago, quando este evangelizava a Espanha. Maria, que vivia em Éfeso, estava presente em Saragoça, para animar o apóstolo na evangelização. Os espanhóis têm um amor e uma devoção muito grande a sua imagem colocada em cima de uma coluna (ou Pilar). A Virgem do Pilar é invocada como refúgio dos pecadores e consoladora dos aflitos.

Tamanha devoção chegou ao Brasil em 1690 e está presente até hoje em cidades do interior do Rio de Janeiro e Minas Gerais, como São João del-Rei, que a aclama como padroeira.

Festejada na última quinta-feira, 12, centenas de fiéis se dirigiram a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar para fazerem suas preces e agradecimentos a intercessão da Mãe de Jesus. Celebrações de missas, procissão e benção especiais marcaram as comemorações da patrona da cidade e da Diocese.

Iniciado com missa, logo pela manhã, a festa contou com quatro celebrações eucarísticas, sendo uma dedicada as crianças. Após a última, realizada no Alto do Bonfim, em celebração dos 50º ano do Monumento Nossa Senhora do Pilar, os fiéis saíram em procissão pelas ruas do centro histórico rumo a Catedral. Durante o trajeto, manifestações de carinho a Maria. Fogos, chuvas de pétalas e tapetes de areia multicolorida foram alguns dos recursos utilizados.

Foto: Marcos Luan (Pascom Catedral do Pilar)

Clique aqui e confira a programação!

Mensagem do nosso Bispo Diocesano - Dom Célio de Oliveira Goulart

Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos
São João Del Rei / MG - cep: 36305142
Telefones: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Comunicação)

Fotos antigas de nossa Paróquia.
Quarta-Feira de Cinzas 2016
Missa Solene do Natal do Senhor