Início Paróquia Pastorais Movimentos Comunidades Missas Agenda Cursos Livraria Contato

Dom Célio completa mais um ano de vida nessa quinta-feira, 14.

Data da publicação: 13 de setembro de 2017

Por Lucas Silveira em 13 de Setembro de 2017.

Amanhã, 14 de setembro, dia do Bom Jesus, Dom Célio de Oliveira Goulart completa mais um ano de vida. O Bispo de São João del-Rei, aos seus 73 anos, é exemplo de fé, humildade e dedicação. Natural de Pirecema, oste mineiro, Dom Célio sentiu o chamado a vocação desde cedo e, durante toda a vida, segui os ensinamentos de Jesus Cristo. Sexto de uma família de 7 irmãos, o filho de João Rodrigues de Oliveira e Maria Geralda Goulart despertou logo cedo para a vocação.

Foi no exemplo da família simples do interior, mas, profundamente religiosos e tementes a Deus, que Célio disse o seu sim a vocação sacerdotal.entrou aos 10 anos para o seminário franciscano. Lá ele deu os primeiros passos para o sacerdócio. “Quando comecei minha experiência no Seminário Franciscano iria fazer 10 anos de idade. Naquele tempo era costume que os meninos fossem ao Seminário após ter concluído o 4º ano primário. Eu fui no meio do ano, em julho de 1955, quando então conclui o 4º ano e iniciei o período de mais sete anos no Seminário Menor. Depois foi o início da Vida Religiosa Franciscana com o ano de Noviciado, em 1963. A partir de 1964, mais seis anos com os estudos do Curso de Filosofia e Teologia. Eu fiz minha Profissão Solene na Ordem Franciscana em fevereiro de 1968 e em julho de 1969 recebi o Sacramento da Ordem Presbiteral. Tempos muito marcantes na formação de uma criança que queria ser padre”, recorda Célio.

Sobre o papel da família durante a caminhada, o bispo é claro, e destaca a importância de todos. “Meus pais foram pessoas simples do interior e profundamente religiosos e tementes a Deus, que nos deram testemunho de vida e nos educaram muito bem. Agradeço a Deus pela vida e por todos que me ajudaram até o dia de hoje, fazendo parte de minha história”. E acrescentou “Tudo era muito difícil, mas, meus pais e irmãos foram lutadores e nos deram o que foi possível: segurança, estudo, bons exemplos e nos conduzindo nos bons caminhos”.

Seguindo o exemplo de seu Santo de devoção, São Francisco de Assis, Dom Célio leva amor e simplicidade por onde passa. Apaixonado com um feijão com arroz e “franguinho” caipira, o bispo é um verdadeiro pai para toda a comunidade diocesana.

“Sou agradecido a Deus que me conservou neste caminho. Houve momentos difíceis, seja na vida franciscana e sacerdotal, como também hoje na vida episcopal, a serem enfrentados, que percebi com muita clareza a graça de Deus e a ajuda das pessoas que rezam por nós. 'Temos em nossas mãos’, como diz São Paulo, a graça de Deus como que conduzida em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós' (2Cor 4, 7)”, esclarece o bispo em uma retrospectiva da vida.

Ao Dom Célio, nossas orações e felicitações de alegria, saúde e prosperidade.

Clique aqui e confira a programação!

Mensagem do nosso Bispo Diocesano - Dom Célio de Oliveira Goulart

Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos
São João Del Rei / MG - cep: 36305142
Telefones: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Comunicação)

Fotos antigas de nossa Paróquia.
Quarta-Feira de Cinzas 2016
Missa Solene do Natal do Senhor