Início Paróquia Pastorais Movimentos Comunidades Missas Agenda Cursos Livraria Contato

Começa celebração do Jubileu de Matosinhos.

Data da publicação: 02 de setembro de 2017

Postado por Gazeta de São João del-Rei em 2 de setembro de 2017

Em São João del-Rei o mês de setembro é marcado pelo Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, uma das festividades mais antigas do calendário litúrgico da “terra dos sinos” e que reúne romeiros e devotos de todo o país. Com início amanhã, 3, as celebrações que têm como cenário a Paróquia do Sr. Bom Jesus de Matosinhos, seguem até o dia 14, que é o Dia Maior da programação.

Com o intuito de promover a vivência comunitária na Fé, a festa esse ano traz a temática: Comunidade de Comunidades-Lugar privilegiado para o verdadeiro encontro com o Cristo na edificação do Reino. Na programação estão inseridas diversas celebrações que contemplam missas, novenas e procissões. Em 2017, além do tradicional Jubileu, comemora-se também o Ano Mariano e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.

Programação

Amanhã, 3, logo cedo, às 8h ocorre a abertura da programação com a Santa Missa no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Logo em seguida tem início a concentração das corporações musicais que participarão do 3º Encontro de Bandas do Jubileu. Novamente será celebrada às 9h30 a Santa Missa no Santuário. A noite haverá às 19h missa e, em seguida, confissão comunitária.

Na segunda-feira, 4, às 18h acontecerá a adoração ao Santíssimo Sacramento e Benção Solene. Posteriormente será celebrada Missa Solene, às 19h, e confissão comunitária, às 20h. Já na terça-feira, 5, e na quarta-feira, 6, os horários das missas serão às 7h, às 15h e às 18h30.

Na quinta-feira, 7, às 7h e às 15h, terão início missas, confissões e orações da novena. Às 17h haverá confissão comunitária e, às 18h30, começa a missa, confissões e a novena solene.

Na sexta-feira comemora-se a solenidade da natividade de Nossa Senhora, com missas às 7h e às 15h. Às 16h será realizado o Sacramento da Unção dos Enfermos. O início da procissão em honra a Nossa Senhora de Nazaré será às 18h, em seguida será celebrada a santa missa, confissões e novena solene.

Shows
Na programação da festa ainda estão incluídos os shows que englobam vertentes da música sertaneja e religiosa. Todas as apresentações terão como palco o adro do Santuário e com início previsto para às 20h30. Na próxima quarta-feira, 6, apresenta-se o músico Vaninho Silva. Já na quinta-feira é a vez de Marcelo Boari agitar o cenário. Na noite da sexta, a dupla Márcio & Heleno leva ao público o melhor das canções sertanejas. Um dos destaques, o cantor Eros Biondini apresenta-se no sábado, 9. Biondini é idealizador do evento musical Cristo Show e do programa Mais Brasil da TV Canção Nova, o qual apresentou durante três anos. No domingo, 10, o cantor Sidney encerra a programação de shows da semana. Ainda na próxima semana acontecerão as apresentações de músicos regionais, que são Edmilson Venturini, no dia 13 e a Banda Filhos da Misericórdia, no dia 14.

O Jubileu
As celebrações em honra ao Senhor Bom Jesus tiveram início no século XVIII com a construção, em 1774 da primeira capela no Bairro Matosinhos. As comemorações começaram a conquistar grande visibilidade na região e no ano de 1783, a festa recebeu concessão jubilar do Papa Pio VI. A palavra Jubileu tem o sentido de perdão e de benefícios espirituais. Em seus primórdios, a festa em devoção ao Senhor Bom Jesus, era celebrada na segunda-feira que sucedia o domingo da solenidade de Pentecostes, e assim permaneceu até 1924. No entanto, a partir de 1960 o jubileu passou a ser comemorado em 14 de setembro, que é o dia maior da festa, em comemoração a exaltação da Santa Cruz.

Clique aqui e confira a programação!

Mensagem do nosso Bispo Diocesano - Dom Célio de Oliveira Goulart

Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos
São João Del Rei / MG - cep: 36305142
Telefones: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Comunicação)

Fotos antigas de nossa Paróquia.
Quarta-Feira de Cinzas 2016
Missa Solene do Natal do Senhor