Início Paróquia Pastorais Movimentos Comunidades Missas Agenda Cursos Livraria Contato

Aparelho de radioterapia chega a São João del-Rei.

Data da publicação: 26 de agosto de 2017

A Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei finalizou o processo para adquirir o acelerador linear para tratamento oncológico de radioterapia. O aparelho chega na cidade nesse domingo, 27, mas ainda precisa ser instalado e vistoriado por órgãos do Governo antes que os tratamentos sejam realizados. Pelas estimativas da direção do Hospital, o atendimento terá início em novembro.

Essa é uma boa notícia para os pacientes da região, que atualmente precisam se deslocar até outros centros urbanos para realizar a radioterapia. O tratamento é oferecido de maneira gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a Santa Casa poderá tratar cerca de 50 pessoas por mês.

“Somos privilegiados por ter um aparelho sofisticado e moderno para atender à população”, conta Adriano Teixeira, administrador da Santa Casa. Com o valor total R$3.8 milhões, a compra foi financiada com verbas do Ministério da Saúde, indicadas com o apoio do deputado federal Reginaldo Lopes, somadas à quantia captada pelo próprio hospital por meio de um financiamento coletivo, que contou com a realização de leilões, rifas, campanha e da indicação de emendas parlamentares, como a indicada pelo deputado estadual Cristiano Silveira que contribuiu para o custeio da casa com R$200 mil.

Qualidade de vida

A aquisição tem efeito imediato na vida das pessoas que atualmente dependem da radioterapia para realizar o tratamento de câncer. Realizando as sessões em São João del-Rei, os pacientes são poupados do desgaste físico e emocional causado pela viagem até Belo Horizonte ou Juiz de Fora, cidades que oferecem o serviço via SUS. “O acompanhamento e tratamento serão facilitados. Com o atendimento próximo, o paciente passa a esperar menos tempo na fila do SUS, diminuindo os riscos para sua vida”, explicou José Raimundo Dias, gerente Regional de Saúde. Ele também reforçou que o tratamento será acessível a toda a população por meio do SUS após a finalização do processo de credenciamento no Ministério da Saúde.

O processo de compra

Em 2015 a Santa Casa recebeu R$3,4 milhões do Ministério da Saúde, através do deputado federal Reginaldo Lopes, destinados à compra do aparelho. Estipulado em dólares, o valor do produto sofreu alterações desde que a verba do Ministério foi repassada, inviabilizando a compra. Para resolver a situação, no final de 2016 a Santa Casa realizou uma campanha para arrecadar cerca de R$700 mil que complementaram o valor já repassado.

O equipamento é classificado por Adriano Teixeira como de última geração. Entre suas especificidades, está a capacidade de realizar tratamento com braquiterapia. O médico Frederico Escalera destaca que o tratamento aos pacientes passa a ter maior qualidade. “Este é um aparelho com mais recursos. Ele tem maior capacidade de alcançar o alvo [câncer] sem danificar os tecidos vizinhos, amenizando os efeitos colaterais”, explica.

O Diretor da Santa Casa destaca que ainda é necessária a reforma da sala em que o aparelho será instalado. Todo o restante dos recursos captados por meio da campanha será destinado a esta obra.

Fonte e foto: http://www.folhadasvertentes.com/santa-casa-finaliza-aquisicao-de-aparelho-de-radioterapia/

Clique aqui e confira a programação!

Mensagem do nosso Bispo Diocesano - Dom Célio de Oliveira Goulart

Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos
São João Del Rei / MG - cep: 36305142
Telefones: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Comunicação)

Fotos antigas de nossa Paróquia.
Quarta-Feira de Cinzas 2016
Missa Solene do Natal do Senhor