Paroquianos do Bom Jesus celebraram o protetor dos motoristas.

Data da publicação: 31 de julho de 2017

Por Éder Campos - 31 de Julho de 2017

A Comunidade Paroquial de Matosinhos comemorou no domingo, dia 30, o santo protetor dos motoristas. As comemorações em honra a São Cristóvão tiveram início às 8 horas com a missa na intenção dos motoristas. Logo em seguida, às 9 horas e 30min, teve a missa com a participação das crianças.

O ponto alto da festa foi a Santa Missa  às 15 horas na intenção dos motoristas que foi presidida pelo Pe. José Bittar, pároco do Santuário de Matosinhos e a  procissão motorizada que deixou o Santuário às 16 horas e percorreu diversas ruas da cidade levando a imagem de São Cristóvão e arrastando milhares de veículos. Na chegada aconteceu a bênção dos veículos e a missa presidida pelo nosso vigário, Pe. Sérgio França.

São Cristóvão é o protetor dos motoristas e dos viajantes, com procissões de caminhoneiros em diversos locais do país. Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. Cristóvão significa “Aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”. Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. Ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Veio a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás.

Colocou-se pois, a serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Jesus Cristo. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que vadeava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".

Fotos: Maria Júlia Santos, Thiago Carvalho e Samuel Giarola.

Veja mais fotos em: https://www.facebook.com/santuario.dematosinhos/media_set?set=a.1117777441692861.1073742234.100003818483553&type=3&uploaded=82