Início Paróquia Pastorais Movimentos Comunidades Missas Agenda Cursos Livraria Contato

Comunidade do Carvoeiro celebra Santo Antônio.

Data da publicação: 10 de julho de 2017

Por Adriana Assis - 10 de Julho de 2017

Comunidade rural do Carvoeiro, celebrou seu padroeiro, Santo Antônio, no último domingo (9), com missa festiva e procissão. A devoção ao Santo foi mais uma vez foi comemorada pelos fiéis e devotos nessa comunidade que pertence a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

A comunidade foi criada no ano de 1929, situando-se no Elvas, zona rural de São João del Rei. A comunidade tem como padroeiro Santo Antônio, cuja festa se comemora no 1º Domingo de Julho.

Santo Antônio do Carvoeiro, o mesmo santo Antônio de Pádua, ganhou este título devido à origem de sua historia com a Comunidade. Em 1919 a imagem de Santo Antônio foi encontrada por Sr Firmino Antônio de Paula, no município do Ribeirão do Elvas (Pitangueiras). Sr Firmino construiu então um Cruzeiro e um imédia de adobo para se celebrar as primeiras missas campais, no ano de 1929, pelo então padre de Ibertioga, padre Gustavo. O mesmo padre foi o primeiro a celebrar na Igreja construída pela comunidade no ano de 1939. Padre Bernardino Siqueira, padre de Tiradentes, continuou a celebrar as missas naquela Comunidade. Nesta época a Igreja era alcançável somente a cavalo ou a pé. Posteriormente padres Salesianos continuaram a dar assistência, até que se tornou uma comunidade da Paróquia de Matosinhos.

Em 1957, sob a administração dos irmãos Levinho e Alcindo Vital, foi construída a nova Igreja que se conserva até hoje. Atualmente, devido à emigração dos antigos moradores para a cidade, a Comunidade ficou despovoada, mantendo somente as missas nas festividades e algumas outras missas ao longo do ano.

Fotos: Adriana Assis

Mais fotos em: https://www.facebook.com/santuario.dematosinhos/media_set?set=a.1100594276744511.1073742231.100003818483553&type=3&uploaded=23

Clique aqui e confira a programação!

Mensagem do nosso Bispo Diocesano - Dom Célio de Oliveira Goulart

Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos
São João Del Rei / MG - cep: 36305142
Telefones: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Comunicação)

Fotos antigas de nossa Paróquia.
Quarta-Feira de Cinzas 2016
Missa Solene do Natal do Senhor