Início Paróquia Pastorais Movimentos Comunidades Missas Agenda Cursos Livraria Contato

Jubileu do Divino tem Dia Maior amanhã, 4.

Data da publicação: 03 de junho de 2017

Fé e devoção são duas palavras enraizadas na história do povo são-joanense. Há 20 anos aconteceu o resgate das comemorações do Jubileu do Divino, uma das festas religiosas mais tradicionais da terra onde os sinos falam. As celebrações que compõem a programação no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos tiveram início no dia 23 de maio. Amanhã, 4 de junho, é o dia maior da festa, e também o encerramento, em que se comemora o dia de Pentecostes, uma das datas mais importantes do calendário Litúrgico, juntamente com a Páscoa e o Natal. Segundo Ana Paula Souza, Secretária da Comissão organizadora: “A gente passa um ano preparando essa festa, que é bem ampla, que não restringe só à nossa cidade, mas vai muito além. Para comemorar o Divino Espírito Santo é que nós resgatamos o Jubileu. Para poder celebrar com toda a comunidade”.

Programação

O sábado ,3, é consagrado a Santo Antônio de Pádua. A programação tem início com a concentração às 16h 30 min na Igreja de São Francisco de Assis. Logo após às 17h sai a procissão, passando pelo Centro Histórico com destino ao Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. O cortejo tem o acompanhamento de bandas de Música, Folias, estandarte do Divino, cavaleiros e charretes. ÀS 19h acontece a missa solene e novena no Santuário.

No Dia Maior, amanhã, as atividades têm início logo pela manhã, às 6h com o repique de sinos e alvorada. Logo após, às 8 h, acontece no Santuário a missa festiva, seguida pela acolhida das Congadas. Às 9h30 os grupos de Congada seguem para a Vila Santo Antônio e retornam ao Santuário, onde irá acontecer a saudação ao Imperador. Posteriormente tem início a chamada de reis, rainhas, príncipes e princesas. ÀS 10h, missa na Igreja de Santa Teresinha. Às 11 h será servido o almoço. Em seguida, as congadas saem em cortejo com destino à Igreja de Santa Teresinha onde acontecerá a saudação a Nossa Senhora do Rosário. ÀS 14 h o cortejo Imperial caminha com destino ao santuário, onde às 16h é celebrada a missa solene e coroação do novo Imperador. Às 18h30 tem início a procissão e benção do Santíssimo Sacramento. Às 20h ocorre a descida dos mastros e despedidas das congadas. O encerramento é com o show da banda Chá Preto, às 20h30.

Postado por Gazeta de São João del-Rei em 3 de junho de 2017

Clique aqui e confira a programação!

Mensagem do nosso Bispo Diocesano - Dom Célio de Oliveira Goulart

Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos
São João Del Rei / MG - cep: 36305142
Telefones: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Comunicação)

Fotos antigas de nossa Paróquia.
Quarta-Feira de Cinzas 2016
Missa Solene do Natal do Senhor