O Centenário das aparições de Fátima.

Data da publicação: 12 de maio de 2017

1917 . 2017
    Apresentação do Centenário das Aparições de Fátima

Intenção e objetivos

As aparições de Fátima são um acontecimento marcante na Igreja Católica, não apenas pela importância que assumiram para inúmeras pessoas e pela sua extensa divulgação no mundo, mas também pela sua íntima ligação à mensagem evangélica, pela profundidade com que marcam a vivência da fé de muitos dos católicos e pelo alcance profético dos seus apelos. A Igreja confirmou que elas apresentam uma proposta credível e válida de concretização da vida cristã.

Com efeito, a mensagem de Fátima é eloquente para os crentes de todos os tempos; não ficou presa a uma época passada, mas projeta um dinamismo para o nosso presente e abre horizontes de fé para o futuro da história humana. Uma vez que os acontecimentos de Fátima são um apelo à humanidade do nosso tempo, também a celebração do primeiro centenário procura ser mais um instrumento deste apelo atual. Não se trata, portanto, de assinalar simplesmente uma efeméride histórica, cujas repercussões se reduzem a um momento do passado.

A peregrinação do papa Bento XVI à Cova da Iria, em maio de 2010, na sequência das dos seus predecessores, mostra-nos, de algum modo, que na mensagem de Fátima há um conjunto de elementos que a podem tornar veículo de evangelização, caminho para a conversão e para o encontro com Jesus Cristo. Neste sentido, também esta celebração deverá ser um contributo qualificado para aprofundar e atualizar esta mensagem; poderá constituir um impulso na renovação e fortalecimento da fé, apresentar-se-á como um auxílio para o crescimento espiritual do povo de Deus.

Por isso, a celebração deste centenário é, antes de mais e sobretudo, um projeto pastoral, que privilegia o cariz espiritual e de reflexão da fé. Os seus objetivos são de caráter religioso, nas suas diversas vertentes (teológica, celebrativa, espiritual, catequética...) e dimensões (pessoal, comunitária, social...).

Os aspetos de âmbito cultural ou social também têm lugar nestas comemorações, mas sempre na perspetiva da missão: são meio privilegiados para chegar aos que se situam afetivamente distantes da Igreja, é expressão da fé que se celebra, é concretização cristã das realidades humanas.

Os objetivos da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, que ora se apresentam, foram definidos dentro deste enquadramento.

.Mostrar o relevo das aparições de Fátima para a Igreja e para o mundo.
    .Difundir a mensagem de Fátima a nível nacional e internacional.
    .Fomentar a reflexão sobre a mensagem de Fátima e as suas implicações para a vida cristã.
    .Desenvolver, à luz da mensagem de Fátima, subsídios de apoio à pastoral.
    .Apresentar sugestões para viver a espiritualidade de Fátima.
    .Promover a dimensão festiva do centenário com propostas rituais e culturais.
    .Dar a conhecer a espiritualidade dos videntes de Fátima.

Objetivo complementar
    .Valorizar os recursos humanos e as estruturas materiais.

CANONIZAÇÃO DOS PASTORZINHOS DE FÁTIMA
    Francisco Marto e Jacinta Marto

o Papa Francisco aprovou um milagre atribuído a Francisco Marto e Jacinta Marto, dois dos três Pastorinhos de Fátima. Este era o passo que faltava para a canonização dos irmãos portugueses, beatificados por João Paulo II em 2000.

"Trata-se de uma feliz coincidência com a celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora do Rosário aos pastorinhos em Fátima, Na recente Carta Pastoral para o Centenário, os bispos portugueses salientam que "a fama de santidade de Francisco e de Jacinta cedo se espalhou pelo mundo inteiro", sendo as primeiras crianças beatificadas não-mártires".

Fonte: http://www.fatima.pt/pt/pages/apresentacao