Pastoral da AIDS lança campanha “Faça o teste HIV”

Data da publicação: 20 de novembro de 2014

A epidemia da AIDS completa 30 anos no Brasil. Apesar dos avanços na área da medicina e das políticas públicas, ainda persistem óbitos e infecções. Um dos maiores problemas é o diagnóstico tardio: as pessoas chegam doentes ao serviço de saúde, tendo poucas chances de êxito no tratamento, mesmo com medicação garantida pelo SUS.
    A Igreja Católica está envolvida na superação da AIDS desde o início e de muitas maneiras. Casas de apoio e centros de convivência estão sob seu cuidado. Agora existe a necessidade de contribuir, informando a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce para o HIV. Precisamos orientar as pessoas a procurar o serviço de saúde e fazer o teste de HIV, mesmo sem ter sintomas de doença.
    A Pastoral da AIDS e o Ministério da Saúde prepararam uma campanha nacional com o tema: “Cuide bem de você e de todos os que você ama. Faça o teste HIV”. Tal campanha tem por objetivo incentivar a população na busca do diagnóstico precoce para HIV e será realizada em todas as paróquias e dioceses do Brasil.
    A Pastoral da AIDS, por meio de seu assessor, Frei Luiz Carlos Lunardi, comunica que no dia 27 de novembro de 2014, às 15hs, na sede da CNBB, em Brasília, haverá o lançamento da campanha. A cerimônia terá a presença do Ministro da Saúde Arthur Chioro e de Dom Leonardo Steiner, Secretário Geral da CNBB.

Fonte: www.pastoralaids.org.br