Início Paróquia Pastorais Movimentos Comunidades Missas Agenda Cursos Livraria Contato

Fiéis providenciam ramos para procissão de domingo, 09, em São João del-Rei

Data da publicação: 07 de abril de 2017

Por Lucas Silveira -  7 de abril de 2017

s celebrações da Semana Santa começam no próximo domingo, 20, com a cerimônia do Domingo de Ramos. A data recorda a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. Paróquias da Diocese de São João del-Rei irão realizar celebrações, bênção dos ramos e procissões ao longo do dia.

Para ornamentar as igrejas e presentear os fiéis, algumas pessoas, de forma voluntária, saem pelos campos da região em busca das palmas e ramos. Uma atitude singela que faz toda a diferença na realização do rito, afinal, foi com ramos nas mãos que Cristo foi aclamado pelos judeus. “Na maioria, quem aclamava com ramos e mantos, eram o povo simples, mas sem saber quem era Jesus, por que viram Jesus ressuscitar Lázaro, e fazer curas. Mais é o mesmo povo que, depois, perdidos, sem em quem acreditar, levam Jesus ao madeiro”, explica Thairo Guimarães, seminarista diocesano.

Simplicidade esta herdada por Vanda Abreu que, seguindo o exemplo da mãe, Dona Alzira Abreu, recolhe os ramos e os distribui em todo o bairro de Matosinhos. De casa em casa, a manicure preserva a tradição familiar e recorda, com alegria, os feitos deixados pela mãe, falecida há oito anos. “Aprendi com ela. Via ela acordar cedo, colher os ramos e sair distribuindo pela vizinhança. Depois, juntava os mais bonitos e levava para o Bom Jesus, para enfeitar a Igreja. Hoje, sou eu que faço isso. E faço com orgulho e alegria. É muito gratificante”, destaca.

Após a celebração, os ramos são guardados e, no ano seguinte, são queimados, transformados em cinzas, e utilizados na Quarta-Feira de Cinzas para colocar na cabeça das pessoas, sinal de que o homem é terra, é pó, de como viemos e retornaremos. “Os ramos, depois da celebração, é prova que estamos na mesma luta em favor da salvação. São ramos bentos. Com nossa fé podemos estar protegidos contra o mal. Ter esses ramos em casa não é simpatia, mais, um sinal do cristão autêntico que vive a conversão, a penitência e o jejum”, explicou.

Foto: Lucas Silveira

Clique aqui e confira a programação!

Mensagem do nosso Bispo Diocesano - Dom Célio de Oliveira Goulart

Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos
São João Del Rei / MG - cep: 36305142
Telefones: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Comunicação)

Fotos antigas de nossa Paróquia.
Quarta-Feira de Cinzas 2016
Missa Solene do Natal do Senhor