3º dia do Setenário das Dores

Data da publicação: 04 de abril de 2017

Por Éder Campos em 04 de abril de 2017

Dando continuidade ao Setenário das Dores em nossa Paróquia, foi meditada na noite de segunda-feira, 03, a 3ª dor da Santíssima Virgem Maria: A perda do Menino Jesus no Templo. A meditação da noite ficou a cargo do vigário paroquial, Pe. Sérgio França.

Quando o grupo, no qual iam Maria e José, se pôs em marcha para a Galiléia, Jesus ficou em Jerusalém sem avisar seus pais.

Depois de inutilmente tentarem achá-lo em cada conjunto de pessoas, José e Maria voltaram a tomar tristemente o caminho de Jerusalém, continuando a procurá-lo por todo o trajeto e também na cidade, desde que lá chegaram. Até que, no terceiro dia, encontraram Jesus em uma dependência onde os rabinos realizavam suas sessões acadêmicas. Estava sentado aos pés dos doutores segundo o estilo oriental, escutando-os e interrogando-os. Suas perguntas e respostas continham tanta sabedoria que todos os assistentes estavam estupefatos de admiração.

Quando perceberam que Ele estava nesta importante assembléia, Maria e José ficaram por sua vez maravilhados, pois conheciam a modéstia e o silêncio, habituais n’Ele, e o cuidado com que até então ocultava sua natureza superior. Uma amorosa queixa saiu do coração de Maria: “Filho, por que agiste assim conosco? Vê como teu pai e eu cheios de aflição Te procurávamos”. Respeitosamente respondeu-lhes Jesus: “Como Me procuráveis? Não sabíeis que devo Me ocupar com as coisas de meu Pai?”

Verdadeiro Filho de Deus, não devia consagrar-se antes de tudo e inteiramente aos assuntos de seu Pai? Ele se admirava, pois, por seu lado, de que Maria e José não tivessem interpretado neste sentido seu desaparecimento momentâneo, eles que O conheciam melhor que ninguém.

Fotos: Maria Júlia Santos