Início Paróquia Pastorais Movimentos Comunidades Missas Agenda Cursos Livraria Contato

Paróquia de Matosinhos celebra Setenário.

Data da publicação: 01 de abril de 2017

Postado por Gazeta de São João del-Rei em 1 de abril de 2017

A agenda católica em 2017 terá foco especial na Virgem Maria. Ao celebrar 100 anos das aparições de Nossa Senhora do Rosário em Fátima e o jubileu de três séculos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, fiéis de todo mundo refletirão sobre as ações e as virtudes da mãe de Jesus Cristo. Algo que tradicionalmente já acontece em São João del-Rei às vésperas da Semana Santa.

Exatamente por isso, de hoje, 1º de abril, até a sexta-feira, 7, a Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Matosinhos, terá celebrações dedicadas à trajetória da Virgem e suas lições em diferentes igrejas da comunidade.

O cronograma começa na tarde deste sábado, às 17h30, com Santa Missa na Igreja do Menino Jesus de Praga. Outra celebração acontece logo depois, às 19h, no Santuário, onde também haverá confissões e a primeira reflexão do Setenário. Essa trilogia se repete, no mesmo horário e na mesma ordem, até o dia 7.

Amanhã, 2, as atividades religiosas começam mais cedo, às 8h, com missa no Santuário. Já a igreja de Santa Teresinha abre as portas às 17h para os fiéis, também com celebração.

Semana
Na segunda-feira, 3, haverá eventos religiosos apenas na parte da noite, às 19h, no Santuário do Bom Jesus.

De terça-feira, 4, a quinta-feira, 6, a dinâmica volta a intensificar com missas e confissões diárias às 7h, na Igreja de Santa Teresinha. Na parte da tarde, antes da Santa Missa e do Setenário, fiéis podem comparecer ao Santuário às 14h30 para sessões de confissão.

No último dia de Setenário, sexta-feira, 7, haverá missa e mais confissões a partir de 7h no Santuário, que volta a ser ponto de chegada para fiéis que quiserem conversar com os padres às 14h30 antes de missa agendada para 15h. Às 18h, no mesmo local, haverá ainda adoração e bênção do Santíssimo Sacramento antecipando sequência de atividades para encerrar as reflexões sobre as Setes Dores de Maria a partir de 19h.

A programação completa pode ser conferida no link http://bit.ly/2obhVIF.

Na agenda, um texto atribuído à Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos convida os cristãos para “que neste Ano Mariano estejamos como Maria, a Mãe das Dores, ao pé da cruz do Senhor, contemplando o sacrifício do Cordeiro que lavou em sua misericórdia o pecado do mundo”.

As sete dores

Na tradição católica o setenário mariano, simbolizado por espadas cravadas no coração da santa, é marcado pela apresentação de Cristo no templo, quando ocorre a profecia de Simeão alertando que uma espada transpassaria sua alma; a fuga para o Egito sob a perseguição de Herodes; a perda do Menino Jesus no templo durante três dias; o doloroso encontro a caminho do Calvário (também apresentado como “Encontro na Rua da Amargura”); a crucificação e a morte de Jesus, entre ladrões, com Maria ao pé da cruz; a entrega do corpo inanimado de Cristo a Maria; o sepultamento do filho e a solidão da mãe em luto.

Clique aqui e confira a programação!

Mensagem do nosso Bispo Diocesano - Dom Célio de Oliveira Goulart

Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos
São João Del Rei / MG - cep: 36305142
Telefones: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Comunicação)

Fotos antigas de nossa Paróquia.
Quarta-Feira de Cinzas 2016
Missa Solene do Natal do Senhor