Início Paróquia Pastorais Movimentos Comunidades Missas Agenda Cursos Livraria Contato

Feliz Solenidade de São José, patrono da Igreja!

Data da publicação: 18 de março de 2017

São José teve o privilégio de ser esposo de Nossa Senhora, de criar ao Filho de Deus e de ser a cabeça da Sagrada Família. É considerado patrono da Igreja Universal, de uma infinidade de comunidades religiosas e também da boa morte. A festa do santo mais próximo de Jesus e Maria se celebra no dia 19 de março.

"José, filho do David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela foi concebido é obra do Espírito Santo. Dará à luz um filho, e lhe porás por nomeie Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados" (MT. 1, 20-21), disse o anjo em sonhos ao “justo” São José.

São José é conhecido como o “Santo do silêncio” porque não o conhecemos por palavras pronunciadas por ele, mas sim por suas obras, sua fé e seu amor por Jesus e em seu santo matrimônio.

Conta a tradição que doze jovens pretendiam casar-se com Maria e que cada um levava um bastão de madeira muito seca na mão. De repente, quando a Virgem tinha que escolher entre todos eles, o bastão de José milagrosamente floresceu. Por isso é representado com um ramo florescido.

Junto a Maria, São José também teve que sofrer a falta de pousada em Belém, que o amor de sua vida desse à luz em um estábulo e ter de fugir ao Egito, como se fossem delinquentes, para que Herodes não matasse o menino. Mas soube enfrentar tudo isto confiando na Providência de Deus.

Com seu ofício de carpinteiro não pôde comprar os melhores presentes para seu filho Jesus ou garantir que recebesse a melhor educação, mas o tempo que dedicou para atendê-lo e ensinar-lhe sua profissão foram mais que suficientes para que o Senhor conhecesse o carinho de um pai, que também é capaz de deixar tudo por ir em busca do filho extraviado.

O casto esposo de Maria é considerado também Patrono da boa morte porque teve a sorte de morrer acompanhado e consolado por Jesus e Maria. Foi declarado Patrono da Igreja Universal pelo Papa Pio IX em 1847.

Uma das que mais propagou a devoção a São José foi Santa Teresa de Ávila, que foi curada por intercessão do pai deo Jesus na terra de uma terrível enfermidade que a teve quase paralisada e que era considerada incurável. A Santa rezou com fé a São José e obteve a cura. Logo costumava repetir:

"Parece que outros santos têm especial poder para solucionar certos problemas. Mas a São José lhe concedeu Deus um grande poder para ajudar em tudo".

No final de sua vida, a Santa carmelita ressaltou: “durante 40 anos, a cada ano na festa de São José pedi ma graça ou favor especial, e não me falhou nenhuma só vez. Eu digo aos que me escutam que façam o ensaio de rezar com fé a este grande santo, e verão quão grandes frutos vão conseguir".

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/feliz-solenidade-de-sao-jose-patrono-da-igreja-68104/

Clique aqui e confira a programação!

Mensagem do nosso Bispo Diocesano - Dom Célio de Oliveira Goulart

Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos
São João Del Rei / MG - cep: 36305142
Telefones: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Comunicação)

Fotos antigas de nossa Paróquia.
Quarta-Feira de Cinzas 2016
Missa Solene do Natal do Senhor