O Ano Litúrgico da Igreja.

Data da publicação: 14 de novembro de 2016

O Ano Litúrgico é o “Calendário religioso” e não coincide com o calendário civil.  Contém as datas santas, que vão nos contar a história da salvação e nos nortear nos dias atuais. Importante destacar que o calendário religioso não coincide com o civil, pois tem seu início e fim quatro semanas antes do Natal, tempo chamado de “Advento”. O ano litúrgico pode ser classificado com A, B e C, sendo que no ano A lêem-se as leituras do Evangelho de São Mateus; no ano B, o de São Marcos e no ano C, o de São Lucas. O Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades.

Dois grandes ciclos são destacados durante o ano litúrgico: o Natal e a Páscoa.

A seqüência dos diversos “tempos” do Ano Litúrgico é a seguinte:

CICLO DO NATAL

ADVENTO: Inicia-se o ano litúrgico. Compõe-se de 4 semanas. Começa 4 domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro. Não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparação para receber Jesus.
    Início: 4 domingos antes do Natal;
    Término: 24 de dezembro à tarde;
    Espiritualidade: esperança e purificação da vida;
    Ensinamento: Anúncio da vinda do Messias;
    Cor: Roxa.

NATAL: 25 de dezembro. É comemorado com alegria, pois é a festa do Nascimento do Salvador.
    Início: 25 de dezembro;
    Término: na festa do Batismo de Jesus;
    Espiritualidade: fé, alegria e acolhimento;
    Ensinamento: o Filho de Deus se fez homem;
    Cor: Branca.

TEMPO COMUM
    1ª PARTE: Começa após o batismo de Jesus e acaba na terça antes da quarta-feira de Cinzas.
    Início: 2ª feira após o Batismo de Jesus;
    Término: véspera da Quarta-feira das Cinzas;
    Espiritualidade: esperança e escuta da Palavra;
    Ensinamento: anúncio do Reino de Deus;
    Cor: Verde.

2ª PARTE: Começa na segunda após Pentecostes e vai até o sábado anterior ao 1º Domingo do advento.
    Início: segunda-feira após o Pentecostes;
    Término: véspera do 1º Domingo do Advento;
    Espiritualidade: vivência do Reino de Deus;
    Ensinamento: os cristãos são os sinais do Reino;
    Cor: verde.

CICLO DA PÁSCOA
    QUARESMA: Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da semana santa. Tempo forte de conversão e penitência, jejum, esmola e oração. É um tempo de 5 semanas em que nos preparamos para a Páscoa. Não se diz “Aleluia”, nem se colocam flores na igreja, não devem ser usados muitos instrumentos e não se canta o Hino de Louvor. É um tempo de sacrifício e penitências, não de louvor.
    Início: quarta-feira das Cinzas;
    Término: quarta-feira da Semana Santa;
    Espiritualidade: penitência e conversão;
    Ensinamento: a misericórdia de Deus;
    Cor: Roxa.

PÁSCOA: Começa com a ceia do Senhor na quinta-feira santa. Neste dia é celebrada a Instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial. Na sexta-feira celebra-se a paixão e morte de Jesus. É o único dia do ano que não tem missa. Acontece apenas uma ação litúrgica, conhecida também como “Celebração da Cruz”. No sábado acontece a solene Vigília Pascal. Forma-se então o Tríduo Pascal que prepara o ponto máximo da páscoa: o Domingo da Ressurreição. A Festa da Páscoa não se restringe ao Domingo da Ressurreição. Ela se estende até a Festa de Pentecostes*.
    Início: Quinta-feira Santa (Tríduo Pascal)
    Término: no Pentecostes
    Espiritualidade: alegria em Cristo Ressuscitado
    Ensinamento: ressurreição e vida eterna
    Cor: Branca

Importante: Ao todo são 34 semanas. É um tempo que nos mostra que Deus se fez presente nas coisas mais simples. “O Tempo comum não é tempo vazio. É tempo de a Igreja continuar a obra de Cristo nas lutas e nos trabalhos pelo Reino.” (CNBB – Documento 43, 132).

Pentecostes: A festa do Pentecostes é celebrada 50 dias após a Páscoa. Jesus ressuscitado volta ao Pai e nos envia o Paráclito. É o Espírito Santo que anima a Igreja na caminhada em direção à casa do Pai.
    Espiritualidade: Alegria, força, coragem no anúncio do Evangelho.
    Ensinamento: Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a Virgem Maria e atualmente sobre nós.
    Cor: vermelha.