Diocese ganha novo mapa territorial após criação de novas foranias

Data da publicação: 17 de setembro de 2016

O segundo semestre de 2016 iniciou com mudanças na Diocese de São João del-Rei sendo uma delas, a criação de novas foranias. Com essa alteração, um novo mapa foi desenhado para a delimitar o território diocesano, ganhando duas novas cores, como legenda, no novo leiaute.

“Depois de ouvir opiniões dos Presbíteros das Foranias de São João Del Rei e de Lavras, como também refletido sobre questão tão importante no Conselho Diocesano de Pastoral e no Conselho Presbiteral, achamos por bem criar mais duas Foranias”, explicou o bispo, Dom Célio Goulart.

Com a nova divisão, a Diocese passa a ter seis regiões forânias, identificadas por seis legendas/cores distintas. Confira:

Forania de Nossa Senhora do Pilar: Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, Catedral  –  Paróquia de São Francisco de Assis, cidade – Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte –  Paróquia de São José Operário – Paróquia de São Sebastião, distrito de  São Sebastião da Vitória – Paróquia de São Miguel Arcanjo, distrito de Arcanjo – Paróquia de São Francisco de Assis, distrito de Emboabas.

Forania do Senhor Bom Jesus de Matosinhos: Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos – Paróquia de São Judas Tadeu – Paróquia de São João Bosco –  Paróquia da Imaculada Conceição, Colônia do Marçal – Paróquia de São Sebastião, Santa Cruz – Paróquia de Santa Rita de Cássia, Ritápolis – Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Coronel Xavier Chaves.

Forania Nossa Senhora da Conceição: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Prados – Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, Resende Costa – Paróquia Santo Antônio, Lagoa Dourada – Paróquia Santo Antônio, Tiradentes – Paróquia Nossa Senhora das Dores, Dores de Campos – Paróquia de Sant´Ana, Barroso – Paróquia do Rosário de Nossa Senhora de Fátima, Barroso.

Forania de Nossa Senhora de Nazaré: Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno – Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Conceição da Barra de Minas – Paróquia de São Gonçalo do Amarante, Ibituruna – Paróquia Santo Antônio, Itutinga – Paróquia de São José, Itumirim.

Forania de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação: Paróquia de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, Andrelândia – Paróquia São Vicente Ferrer, São Vicente de Minas – Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Minduri – Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Carrancas – Paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus, Madre de Deus de Minas – Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, Piedade do Rio Grande.

Forania de Sant´Ana: Paróquia de Sant´Ana, Lavras – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Lavras – Paróquia de São Sebastião, Lavras – Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Lavras – Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Lavras – Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Ijaci – Paróquia de São Sebastião e de São João Batista, Ingaí – Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, Luminárias.

A Diocese de São João del-Rei foi criada em 21 de maio de 1960 e abrange cerca de 10 mil km², com 25 municípios. É composta por 40 comunidades paroquiais, agora, divididas em 6 regiões foranias.