Jubileu de Matosinhos reafirma fé de devotos

Data da publicação: 10 de setembro de 2016

Por Gazeta de São João del-Rei em 10/09/2016

As celebrações em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos continuam neste final de semana e se estendem até a quarta-feira, 14, quando a tradicional procissão com a imagem de Cristo deve reunir cerca de 10 mil fiéis e marcar um ponto alto da agenda religiosa em seu Dia Maior.

Até lá, uma maratona de missas envolvendo cerca de 25 párocos, confissões e shows movimentam a comunidade e seus visitantes, conforme programação disponível no http://bit.ly/2c5j764. É assim todos os anos em uma das festas mais tradicionais da agenda católica em São João del-Rei. E em meio a tudo isso outro costume se destaca: o de visitações à Sala dos Milagres.

Sala
    O santeiro Osni Paiva, grande apaixonado pela história sacra são-joanense e testemunha de fatos importantes no Matosinhos das últimas décadas, conta que a Sala dos Milagres tem raízes que podem remontar à primeira metade do século XVIII, antes mesmo de a igreja local ter sido construída. “O projeto original é de 1774. Mas bem antes desse ano a devoção pelo Bom Jesus já existia na comunidade, como herança dos costumes portugueses. Exatamente por isso, a paróquia já teve em seu acervo ex-votos datados de 1750”, conta Paiva.

Os ex-votos (do latim “por força de uma promessa” ou “voto realizado”) são lembranças ou representações simbólicas deixadas por devotos em locais sagrados como agradecimento por graças alcançadas. Atualmente, na Sala dos Milagres no Santuário do Bom Jesus, é comum encontrar peças de gesso em referência a partes específicas do corpo curadas, fotos, cartas cheias de gratidão, peças de roupas.

História
    No século XVIII, porém, era comum se deparar, também, com verdadeiras obras de arte. “As pessoas salvas procuravam artistas populares e pediam que eles retratassem o momento em que pediram clemência e socorro. Um interessantíssimo, associado à comunidade de Matosinhos, é de 1909 e retrata o momento em que um garotinho caiu de um carro-de-boi que passava bem atrás de onde hoje é o Santuário. Uma das rodas acabou passando por cima dele e, no momento do acidente, uma mulher pediu clemência ao Bom Jesus. O menino se salvou e o momento do milagre foi eternizado em uma pequena pintura”, explica Paiva.

Não era a única. Na antiga igreja, que foi demolida em 1970 e substituída pela estrutura atual, havia uma parede repleta de quadrinhos na Sala dos Milagres. “Na demolição do templo antigo, porém, muitos deles, infelizmente, foram vendidos e jamais soubemos de seu paradeiro”, acrescenta o santeiro.

Hoje, alguns exemplares originais, do século XX, permanecem expostos para visitação. Outros mais antigos, que resistiram à derrubada da antiga igreja e ao comércio, estão no Museu de Arte Sacra. Ainda assim é possível conferir fotocópias deles no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, ao lado de acervo de ex-votos modernos que cresce diariamente.

Visitação
    Quem quiser conhecer a Sala dos Milagres, deixar seu ex-voto ou mesmo ter contato com histórias impressionantes de superação, pode fazê-lo gratuitamente de terça-feira a domingo. O espaço fica dentro do Santuário do Senhor Bom Jesus, em Matosinhos, e está aberto às terças, de 7h as 12h e de 17h às 20h30; às quartas, de 12h30 a 16h30 e de 18h às 21h; às quintas, de 12h30 a 16h30 e de 18h às 20h30; às sextas, mais cedo, de 6h30 às 8h, de 13h às 17h e de 18h30 às 20h30; aos sábados, de 8h às 12h e de 18h às 20h30; e, por fim, aos domingos, quando recebe visitantes de 7h às 11h30 e de 18h às 20h30.

Foto: Gazeta de São João del-Rei