Confissão abre hoje, 3, Jubileu de Matosinhos – Celebrações irão encerrar no dia 14 de setembro.

Data da publicação: 03 de setembro de 2016

Por Gazeta de São João del-Rei em 03/09/2016

Desde 1774, fiéis de São João del-Rei e região celebram o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. A festa, que atrai milhares de pessoas todos os anos, começa hoje, 3, com confissão comunitária para os casais às 17h30 e Santa Missa às 19h. Nesse edição o tema será A Misericórdia de Deus nos encontros com Jesus.

Na programação prevista para amanhã, celebração na intenção de todos os benfeitores do Jubileu, às 10h, e participação especial dos jovens, às 19h, a festa tem na próxima segunda-feira, 5, o início da novena com missas às 7h, 15h e 19h30. Durante esse período, também está previsto Confissões e Santa Missa, às 18h30.

O Dia Maior será com a Solenidade da Exaltação da Santa Cruz, no dia 14 de setembro, que começará às 6h com alvorada festiva de sinos e músicas. Às 6h30, 8h, 10h, 12h, 13h, 15h e 18h acontecerão Santas Missas. Logo após a celebração das 18h, sairá a procissão com a imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Na chegada, homenagem ao Senhor, Te Deum e Bênção do Santíssimo Sacramento.

A procissão irá sair da Praça do Senhor Bom Jesus de Matosinho, passará pela Rua José Falconieri dos Santos, seguindo para a Rua Dr. Kleber Filgueiras Vaskes, Avenida Josué de Queiroz, Rua Expedicionário Francisco Batista Rios, Rua Sete de Setembro até o Santuário.

Ainda na programação, porém no domingo, 18, sorteio de prêmios beneficentes em prol da Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a partir das 14h, no adro do Santuário. Os bilhetes para participar do sorteio podem ser adquiridos pelo preço de R$10.

História

Desde 1774, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos proporciona aos fiéis momentos de fé e devoção. No início, as festividades em honra ao Bom Jesus de Matosinhos, aconteciam simultaneamente ao Jubileu do Divino Espírito Santo.

Na segunda-feira era homenageado o Bom Jesus e a terça-feira era consagrada à Nossa Senhora da Lapa. Com a instalação da Paróquia, em 1960, o Jubileu passou a acontecer com dedicação exclusiva. Já o dia 14 foi escolhido como o principal dia da festa por ser dedicado à Santa Cruz.