Carreata marca dia de São Cristóvão.

Data da publicação: 23 de julho de 2016

Por Gazeta de São João del-Rei em 23/07/2016

Amanhã, 24, fiéis comemoram São Cristóvão e o Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos inicia sua programação, às 8h, com Santa Missa e, às 9h30, a missa será dedicada às crianças. Mais tarde, às 15h, a missa será seguida de procissão com a imagem do Santo.

Segundo o vigário paroquial do santuário, padre Geraldo Sérgio França, a festa é comemorada desde 1985 e tem a participação de muitas pessoas, mesmo sem saber precisar o número de fiéis que participa da celebração.

“Às 15h, os motoristas terão uma missa solene antes de saírem em procissão, que percorrerá várias ruas de São João del-Rei com a imagem de São Cristóvão. Inclusive nessa celebração iremos homenagear o senhor Gilberto que foi o fundador da festa. Acreditamos que a procissão terá uma duração em média de duas horas. No final do percurso iremos abençoar os carros na Avenida Josué de Queiroz. Normalmente ficamos cerca de duas horas abençoando os veículos. É um número expressivo de pessoas nas celebrações”, destaca.

Padre Sérgio também afirma que as pessoas que não conseguirem participar da procissão, na missa das 19h30 os motoristas também serão abençoados. “Quem, por algum motivo não puder participar da carreata, também será feita a bênçãos de motoristas”.

O vigário lembra ainda que a festa começou no último fim de semana. “No sábado, 16, teve um baile no social e no domingo fizemos a missa de abertura da semana”, finaliza ressaltando que a festa atrai pessoas de São João e região.

São Cristóvão
    Representado pela imagem de um homem carregando uma criança nos ombros, São Cristóvão aparece na tradição católica como um gigante que, após servir a um rei cruel e pagão, se converte e é batizado na fé cristã. A partir desse momento ele se compromete, com todo o tamanho e força que possuía, a ajudar pessoas na travessia de um rio perigoso, onde muitos já haviam morrido afogados.

Em uma dessas ocasiões, recebe a tarefa de levar um menino pequeno, porém mais pesado a cada passo. Reza a tradição que o homem teria descrito o peso como semelhante ao do mundo inteiro nos ombros. Ao fim, o passageiro teria se revelado como o Menino Jesus. Daí o nome do santo, Cristóvão, que significa “aquele que carrega Cristo”.