Missa de abertura da Visita Pastoral.

Data da publicação: 16 de junho de 2016

Por Simone Isabel (Pascom SBJM)

Na noite de quarta-feira (15), no Santuário do Sr. Bom Jesus de Matosinhos demos as boas-vindas a Dom Celio, que até dia 19 de junho, fará a visita pastoral em nossa Paróquia.
    Com grande júbilo, padre Bittar enumerou as pastorais, movimentos e as comunidades existentes em nossa Paróquia, apresentando cada uma a Dom celio com seus respectivos representantes e coordenadores.

Dom celio presidiu a santa missa e junto dele estavam padre José Bittar, padre Sérgio França e o diácono permanente Ademir Noel.
    Nosso bispo iniciou sua homilia falando sobre a visita pastoral, que se faz necessária para o conhecimento da realidade da diocese, considerando os desafios de cada paróquia, pois a Igreja é uma diversidade na unidade, na comunhão.

O Espírito Santo é quem nos ajuda a realizar nossa missão, e a viver nossas vocações e que tudo que fazemos deve ser de coração na humildade e simplicidade.
    Após a bênção final da missa, Dom Celio se dirigiu aos pais e padrinhos dos adolescentes que estão se preparando para o sacramento da crisma.Lançou mão da palavra de São Lucas capítulo 2, no contexto da vida familiar. Essa passagem do evangelho mostra que houve o desencontro de Jesus, Maria e Jose mas logo depois o entendimento. E complementou com palavras do Papa Francisco, do livro Alegria do amor em família, que mesmo familias que estão longe de se considerarem perfeitas, vivem no amor, realizam sua vocação e continuam caminhando, embora caiam muitas vezes ao longo do caminho.

E basedo no evangelho de São João, a familia é comparada aos galhos da videira, que devem ser podados para frutificarem, ou seja, os problemas inerentes a cada uma devem ser identificados e extirpados. Assim os pais devem ser testemunhas para os filhos e também se interessarem por suas vidas de forma integral.
    A crisma é a confirmação feita pelos jovens que desejam dar continuidade a escolha que os pais fizeram no momento do batismo. Lembrando que a caminhada feita em conjunto, torna a todos os membros mais unidos e a família fortalecida, a exemplo da família de Nazaré.

Fotos: Simone Isabel (Pascom SBJM)
    Confira mais fotos, acessando o link abaixo: