Paróquia de Matosinhos acolherá bispo Dom Célio.

Data da publicação: 15 de junho de 2016

Por Lucas Silveira

Entre os dias 15 e 19 de junho, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, esterá em Visita Pastoral na Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei.Dentre a vasta programação, Dom Célio visitará escolas, moradores e instituições, além de participar de encontros e presidir celebrações de missa.

Sobre a Visita Pastoral

A Visita Pastoral é uma visita canônica, portanto uma visita oficial, de cunho pastoral e jurídico, que o bispo diocesano faz a toda Diocese, ao menos a cada cinco anos (CDC 396).Na Visita Pastoral, o bispo realiza seu ministério, conhece e é conhecido pelo Povo de Deus, procurando viver conforme nos diz o evangelista São João 10, 27: “Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem”. É o pai que vai ao encontro de seus filhos espirituais. O bispo, como pastor, exerce, na Visita Pastoral, o seu múnus de ensinar, santificar e reger, levando às comunidades o mandamento: “O Senhor visitou e redimiu o seu povo” (Lc 1, 68). É o momento para o bispo conhecer e amar aqueles a quem o Espírito de Deus o chamou para servir. É um tempo de graça e momento especial para o encontro e diálogo do bispo com os padres e fiéis.

Sua presença na Paróquia deve ser um sinal da presença do Senhor que visita o seu povo na Paz. A presença do bispo na comunidade paroquial revela a importância e beleza do testemunho de comunhão da Igreja à volta do seu bispo e da unidade da Igreja universal com sua Santidade o santo Padre, o Papa. A Visita Pastoral traz benefícios espiritual e eclesial ao Povo de Deus. Todos são chamados a se envolverem na preparação de tamanho acontecimento. Ela deve ser vista como forma de articulação da pastoral de conjunto. É momento privilegiado para concretizar a Ação evangelizadora, colegial e orgânica, para que todos sejam um em Cristo. A Visita Pastoral permite ao bispo avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral; a tomar conhecimento de tudo, dos passos concretizados e das dificuldades existentes no trabalho de evangelização.