Saudação ao Imperador, Missa Solene e Procissão são destaques no último dia do Jubileu do Divino.

Data da publicação: 15 de maio de 2016

Por Éder Campos (Pascom SBJM)

Diversos grupos de Congado da cidade e região participaram neste domingo, 15, no dia maior em honra ao Divino Espírito Santo em nossa paróquia. Os grupos saíram, pela manhã, do Santuário para a Vila Santo Antônio e retornaram para saudação ao Imperador.

Já no Santuário, às 16 horas,  teve início a  Missa Solene de Pentecostes que foi celebrada pelo nosso bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart e concelebrada pelo vigário paroquial, Pe. Geraldo Sérgio França. Celebrada 50 dias após a Páscoa, A Festa de Pentecostes comemora o dia em que o Espírito Santo desceu sobre Maria e os Apóstolos reunidos no Cenáculo e marca também o nascimento da Igreja Católica.Estiveram presentes na celebração todos os imperadores da Festa, desde o seu resgate em 1998, e ainda, Ministros da Comunhão, Leitores, Irmandade do Santíssimo Sacramento, Representantes de Comunidades, Movimentos e Pastorais.

Ao final da celebração, aconteceu a coroação do novo imperador do Divino, o senhor Nelson Abreu. Ele agora ficará responsável pela Festa do Divino no ano de 2017. Essa simbologia nos remota lá no começo da festa, por volta de 1774, quando a mesma possuía um Imperador que era responsável pela organização dos festejos do Divino daquele ano.

Na parte da noite, a procissão luminosa em homenagem ao Divino Espírito Santo saiu do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e seguiu pelos arredores da igreja e ruas do bairro de Matosinhos.Milhares de fiéis, incluindo diversos grupos de congados participaram dessa caminhada, levando as imagens do Divino, Nossa Senhora da Lapa e Santo Antônio, concluindo a procissão que é uma das últimas homenagens do dia dedicada ao Espírito Santo. Após a procissão, no interior do Santuário, aconteceu a bênção do Santíssimo Sacramento.

Fotos: Cristiana Ambrósio e Éder Campos

Veja a cobertura completa, acessando o link abaixo: