Casa de Recuperação foi inaugurada nessa terça-feira, 19

Data da publicação: 19 de abril de 2016

Adaptado de Diocese de São João del-Rei.

Na manhã desta terça-feira, 19, terça-feira, foi inaugurada a Casa de Recuperação Padre Pedro Teixeira Pereira, um projeto da Diocese de São João del-Rei, através da Cáritas Diocesana (organismo social da Igreja).

Localizada as margens da Br 494, Rodovia que liga São João del-Rei a Ritápolis (próximo à entrada do Pombal),  a Casa terá capacidade de receber, simultaneamente, 12 pessoas – homens, maiores de 18 anos. O coordenador será o terapeuta Ronaldo Lara Tanus, o qual possui experiência na área de dependência química e será auxiliado por uma equipe de profissionais de várias áreas, contratados através de diversas parcerias criadas. “É notável a dificuldade das pessoas em relação à dependência química e a necessidade de um tratamento. Este projeto será mais uma oportunidade, uma possibilidade, para ajudar essas pessoas que sofrem com essa doença”, destaca Fábio da Silva, Presidente da Cáritas Diocesana.

O projeto surgiu em 2013, com a vinda do Papa Francisco ao Brasil – por ocasião da Jornada Mundial da Juventude – onde motivou o cuidado com pessoas que sofrem com a dependência química. Com o incentivo e apoio do Bispo Diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, que já atuou em um trabalho similar na Diocese de Leopoldina, o projeto sai do papel e cria mais uma oportunidade para aquele que busca a recuperação. “Todos os dias, pessoas batem à porta de nossas secretarias (paroquiais), levando problemas concretos de pessoas com dependência química e nós, às vezes, não temos o que fazer, onde encaminhá-los. Acho que é uma resposta da Igreja a essa demanda que, infelizmente, é crescente em nossa sociedade”, explicou padre Dirceu Medeiros, vigário geral da Diocese e assessor da Cáritas Diocesana.

Mais um trabalho na Diocese
    Vale lembrar que este não será o único trabalho com dependentes químicos no território diocesano. Em Lavras, os padres do Sagrado Coração de Jesus (dehonianos), já atuam nesta área, através da Fazenda do Senhor Jesus, conhecida como Fazendinha do Padre Israel, mostrando que a Igreja já tem trabalhado com este problema que afeta tantas famílias.

Fotos: Fábio da Silva (facebook)