Tradicional Missa de Lava-pés atrai centenas de fiéis ao Santuário do Bom Jesus.

Data da publicação: 24 de março de 2016

Por Éder Campos (Pascom SBJM)

A tradicional ceia do Senhor foi celebrada nesta quinta (24) no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e a missa do Lava-pés lembrou a última vontade de Jesus antes da sua morte e ressurreição. A celebração realizada sempre nas quintas-feiras da Semana Santa retrata a última ceia com os apóstolos.

Um dos momentos mais marcantes relatados pelos fiéis foi à repetição do que Jesus fez durante a ceia, tempo em que levantou, pegou água e lavou e enxugou os pés dos discípulos. Segundo a Igreja Católica, ao lavar os pés, Cristo deixou uma mensagem de humildade aos seus companheiros, que deve ser difundida por toda a humanidade.

"Humildade, amor ao próximo, a simplicidade, mas  acima de tudo nos mostrar que para nós humanos terrenos tudo isso deve ser levando em conta. É essencial", esse foi o sentido da homilia feita pelo reverendíssimo padre Frei Vicente Ronaldo, Franciscano, que participou da solenidade juntamente com os padres José Bittar e Sérgio França. Estiveram também presente o diácono Ademir Noel e o seminarista Thairo Guimarães.

De acordo com a tradição cristã católica, a missa do Lava-pés é tradicional durante o tríduo pascal, quem é composta pela quinta-feira santa, sexta-feira santa e vigília pascal, que acontece na madrugada do domingo de páscoa.

Na Paróquia de Matosinhos, além dos apóstolos tradicionais, pessoas ligadas à saúde e educação também participaram como discípulos de Jesus, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2016.

Fotos: Vanderli Martins

Acesse os links abaixo e confira as fotos da Missa da Ceia do Senhor.