Polícia Militar Rodoviária dá orientações para quem vai pegar estrada na Semana Santa.

Data da publicação: 22 de março de 2016

Por Diocese de São João del-Rei

A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) reforça o alerta para os motoristas que vão trafegar pelas estradas durante o feriado da Semana Santa. Por conta do grande fluxo de veículos com destino às cidades históricas e de tradição religiosa, os condutores devem ter atenção redobrada às condições do veículo e das principais vias de acesso e saída de Minas Gerais.

De acordo com a PMRv, mesmo com a queda de 21,8% no índice de mortes nas estradas federais e estaduais que cortam o estado, em 2015 (25 mortes) em comparação com 2014 (32 mortes), cuidados simples e preventivos podem garantir a segurança das famílias nas rodovias.

“É sempre bom estar com a revisão do veículo em dia”, aconselha a chefe da Assessoria de Comunicação Organizacional do Batalhão da PMRv, tenente Grazielly Oliveira. Além do grande fluxo de veículos, a possibilidade de chuvas pode surpreender os motoristas. Desse modo, é importante também “consultar a previsão do tempo e ainda checar a situação atual do trajeto escolhido”, completa a tenente.

A pressa também é responsável por boa parte das infrações e acidentes e do comportamento imprudente dos motoristas. Por isso, uma das recomendações é a de que se faça um planejamento de horário. “A maior parte dos acidentes é provocada nas ultrapassagens”, conta Grazielly. “As colisões traseiras também engrossam a lista de acidentes”, acrescenta.

Para reforçar ainda mais a segurança, a Polícia Militar Rodoviária Estadual vai fazer parte da operação especial de Semana Santa. A fiscalização tem início a partir da meia-noite de quinta-feira, 24, e se estende até às 23h59 de domingo, 27.

Os motoristas não podem abrir mão dos equipamentos que contribuem para a segurança das crianças. São eles: bebê conforto, para crianças de 0 a 1 ano de idade; cadeirinha, para crianças de 1 a 4 anos de idade; e assento de elevação, para crianças de 4 a 7 anos. Se o veículo for flagrado sem a cadeirinha, por exemplo, o motorista está sujeito a multa de R$ 191,54, além da perda de 7 pontos na carteira nacional habilitação e retenção do veículo, até que a irregularidade seja resolvida.

Em caso de acidentes em rodovias estaduais, o recomendado é acionar a Polícia Militar Rodoviária pelo telefone 190. Nas rodovias federais, o telefone de emergência da Polícia Rodoviária Federal é o 191.

Fonte:  www.policiamilitar.mg.gov.br