Bispos conclamam a população para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Data da publicação: 13 de março de 2016

Em reunião da Província Eclesiástica de Juiz de Fora realizada ontem, 08, de comum acordo entre os bispos e sacerdotes presentes, que possuem diversas funções de lideranças nas três dioceses, refletindo sobre o grande mal que a Epidemia da Dengue tem provocado na região do Campo das Vertentes e da Zona da Mata, elaboraram esta declaração a seguir. Confira:

Graça e paz da parte de Deus Pai, de Jesus Salvador e do Espírito Santo Consolador!

Nós, os bispos das Dioceses de Juiz de Fora, São João Del’Rei e Leopoldina; como pastores do povo de Deus; com a evangélica responsabilidade de orientar os fiéis e ajudá-los a ter vida plena, exortamos: Que cada cristão católico de nossas Igreja particulares e também os homens e mulheres de boa vontade, se empenhem fortemente no combate ao mosquito da dengue, visto que estamos diante de uma epidemia que tem tirado muitas vidas;Propomos tal ação como gesto concreto de Páscoa, gesto a favor da vida e vida em abundância. Assim, cada família cuide de sua casa e suas propriedades, eliminando os possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor de doenças; Ainda, à luz da Campanha da Fraternidade deste ano de 2016, que cresça a nossa consciência ambiental, desenvolvendo ações a favor da criação, tais como: reduzir a produção de lixo, aproveitar e reciclar os rejeitos da melhor forma possível, evitar o uso excessivo de descartáveis (tais como copos e pratos de plástico), proteger as nascentes e a natureza, reutilizar papéis para impressão, aproveitar a água da chuva cobrindo os reservatórios. Tudo isso, em comunhão com muitas outras atitudes promotoras da vida;Como gesto de comunhão das três Igrejas Particulares esta nota seja lida em todas a missas celebradas na solenidade de Domingo de Ramos e seja divulgada por todos, valendo-se do contato pessoal e meios de comunicação, como ensinamento dos bispos para o bem da vida das pessoas.

Dom Gil Antônio Moreira

Dom Célio de Oiveira Goulart

Dom José Eudes Campos do Nascimento

Além da circular, que será divulgada e lida em todas as Celebrações Eucarísticas  no dia 20 de março, domingo de Ramos, os bispos também gravaram um video promocional.