Matosinhos celebra o Setenário das Dores

Data da publicação: 12 de março de 2016

Por Gazeta de São João del-Rei em 12/03/2016

As solenidades referentes à Quaresma continuam nesta semana e, desta vez, é a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos que realiza as atividades. Começou ontem, 11, e vai até a quinta-feira, 17, o Setenário das Dores de Maria. Hoje, 12, é lembrado o momento da Fuga para o Egito, que é conhecida na tradição católica como a 2ª dor de Maria.

Às 16h, na Igreja do Cristo Rei, acontece a Via Sacra Pastoral da Catequese. Já às 17h30, na Igreja do Menino Jesus de Praga, haverá Santa Missa. O dia religioso termina às 19h no Santuário com Santa Missa, Setenário e confissões.

Amanhã, 13, é o dia em que representa a 3º dor, com o tema A Perda de Jesus no Templo. No cronograma do Matosinhos haverá maratona de Santas Missas, sendo três no Santuário às 8h, às 9h30 e às 19h. Às 17h a celebração acontecerá na Igreja Santa Teresinha. Ainda constam na programação o Setenário e confissões, que acontecerão após a celebração das 19h, no Santuário.

A 4ª dor, reconhecido como O Encontro com Jesus na Rua da Amargura, acontece na segunda, 14, e começa com confissões no Santuário às 14h30 e às 19h. Ainda no horário das 19h também será celebrada Santa Missa e o Setenário.

Os últimos três dias de Setenário, que representarão “a crucificação e morte de Jesus”, “quando o Filho de Deus é depositado nos braços de sua mãe” e “a Solidão de Maria Santíssima”, terão dinâmicas iguais, com Santa Missa às 7h na Igreja Santa Teresinha; confissões às 14h30 no Santuário e, a partir de 19h, Santa Missa, Setenário e confissões.

Já a Sexta-Feira das Dores acontece no dia 18, com Santa Missa no Santuário em três horários diferentes: às 7h, 15h e 19h. Ás 14h30 acontecem confissões no Santuário.

Após a Santa Missa de 19h, ocorre a procissão de depósito da imagem de Nossa Senhora das Dores, com participação dos movimentos do Terço das Mulheres e Mãe Rainha.

A procissão passará pela Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, além das ruas José Falconieri, José Luiz Alves e Eugênio Carlos Ferreira. O cortejo termina no Salão Comunitário Nossa Senhora de Fátima.