As Dores de Maria Santíssima

Data da publicação: 11 de março de 2016

Por Lucas Silveira (Dedicom)

Ao longo desta semana, os católicos da Diocese de São João del-Rei participam da “Semana das Dores”, também chamada de “Setenário das Dores”. Integrante das celebrações da Quaresma, o rito é um período de reflexão sobre as sete dores vividas por Maria ao longo da vida de Jesus.

Cada dia trata de um período diferente da vida de Cristo, do nascimento à solidão pós morte. É a trajetória da mãe acompanhando o filho. Uma cena, até então, contemporânea, que nos remete as várias mães que sofrem diante dos vícios, torturar e mortes de seu proveniente.

Por que sete dores?

De muitas formas sofreu Maria Santíssima durante a sua vida terrena, porém sete delas são especialmente objeto da devoção dos fiéis. São episódios tirados dos Santos Evangelhos e que formam o caminho de dores da Filha amorosa de Deus Pai, sofrendo em sua alma padecimentos semelhantes aos da Paixão de seu Divino Filho. Os episódios narrados no Evangelho são:

1) A Apresentação de Jesus no Templo e a profecia de Simeão;
    2) A fuga para o Egito;
    3) A perda do Menino Jesus no Templo;
    4) O encontro com Jesus no caminho do Calvário;
    5) O momento em que se encontrou de pé junto à Cruz de Jesus;
    6) Quando teve o corpo de Jesus morto em seus braços;
    7) O sepultamento de Jesus.

Deus deu a Maria tudo o que havia de melhor! No entanto, em determinadas etapas de sua vida, para Ela o melhor era sofrer. Como ocorreu na Paixão, quando passou por um tremendo tormento. Sofreu muito mais do se fosse ela própria crucificada, pois a dor que sentiria na sua crucifixão não seria nada perto do que ver seu próprio Filho crucificado.