Caminhada da Misericórdia arrasta multidão de fiéis.

Data da publicação: 14 de fevereiro de 2016

Por Éder Campos (Pascom SBJM)

Fé, emoção e devoção marcaram a tarde deste domingo, dia 14, na histórica cidade de São João del-Rei. Neste dia foi realizada, pela Forania de São João del-Rei, a Caminhada da Misericórdia, que levou milhares de fiéis pelas ruas de nossa cidade.

Às 17h30 os fiéis das Paróquias de Matosinhos, Colônia do Marçal, Dom Bosco, Ritápolis, Santa Cruz de Minas e Coronel Xavier Chaves sairam em caminhada do Santuário de Matosinhos rumo à Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar levando a imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Já às 18h00 outras três procissões também seguiram rumo a Catedral. Da igreja de São José Operário saiu a procissão do Senhor Bom Jesus do Lenheiro que teve a participação das Paróquias de Conceição da Barra de Minas e de São Sebastião da Vitória. Simultaneamente, da igreja do Senhor Bom Jesus do Bonfim saiu a imagem do padroeiro, que contou com a participação das Paróquias de são Judas Tadeu, de São Francisco de Assis de Emboabas e de São João del-Rei e também da Paróquia de Arcângelo. A Paróquia da Catedral do Pilar, acompanhou a procissão que levou a imagem do Senhor Bom Jesus do Monte.

As quatros imagens do Bom Jesus foram acolhidas pelos fiéis em frente a Basílica do Pilar, em seguida, seguiram em procissão rumo a escadaria da igreja de Nossa Senhora das Mercês onde aconteceu a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart e concelebrada pelos padres da forania de São João del-Rei. A celebração ainda contou com a presença do bispo emérito de nossa Diocese, Dom Waldemar Chaves de Araujo, do diácono permanente Ademir Noel e dos seminaristas.

Com essa caminhada se abre a possibilidade de meditar, refletir o rosto misericordioso do Pai. O Jubileu Extraordinário é para que contemplemos a misericordia de Deus pai que se preocupa com conosco, com toda a humanidade que muitas vezes anda distante daquilo que seja a realidade do amor e da misericórdia do pai” destacou Dom Célio em sua homilia durante a Santa Missa.

Esse evento com toda certeza se tornou um marco na história da Diocese de São João del-Rei.