Missas de Cinzas marca o início da Quaresma na Igreja Católica.

Data da publicação: 10 de fevereiro de 2016

Por Éder Campos (Pascom SBJM)
    Colaboração: Célia de Paula e Heverton Sottani (Pascom SBJM)

As missas realizadas nesta quarta-feira, 10, levaram os católicos a refletirem sobre a importância do jejum, da oração e da busca por Deus.

Preparar os católicos para a celebração mais importante do ano, a Páscoa. Esta é a definição da Missa de Cinzas, realizada nesta quarta-feira, 10, na Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.  A missa atraiu uma multidão de fiéis, que lotou a igreja, para dar início ao período da Quaresma. Seguindo um ritual católico, as pessoas receberam na testa uma marca feita com cinzas, em forma de cruz, para purificação de pecados.

Pe. José Bittar, pároco e reitor do Santuario, que presidiu a Santa Missa das 08h00 e das 19h00, no Santuário, explicou que a missa de Cinzas tem um significado espiritual muito importante. "Quaresma, tempo de oração, jejum, penitência e caridade. Cinzas é um sinal que recebemos e reconhecemos que somos pecadores, somos criaturas frágeis e que temos defeitos.", informa.

Na Quarta-feira de Cinzas também aconteceu a abertura da Campanha da Fraternidade, que neste ano aborda o tema: Casa Comum, nossa responsabilidade. Segundo padre Bittar “A CF deste ano nos propõe o cuidado de nossa terra, devemos ser mais cuidadosos com nosso meio ambiente, é nosso dever e compromisso."

Imposição das Cinzas

A marca da cruz, feita com cinzas, é a simbologia externa da transformação interior. “As cinzas levam os católicos a reflexão da necessidade de se aproximar mais de Deus”, ressalta o padre. A simbologia faz o homem lembrar que “ele é feito do pó”, conforme o texto bíblico. A dona de casa Elza Ferreira participa todos os anos da missa e afirma que “os 40 dias da Quaresma servem para buscar a presença de Deus e sentir alegria pela ressurreição de Jesus”. Ela costuma realizar jejuns e orar com mais freqüência nestes dias.

Também neste dia, uma Missa com Imposição das Cinzas aconteceu na Igreja de Santa Teresinha, às 19h00, celebrada pelo vigário do Santuário, Pe. Geraldo Sérgio França.