Mártir São Sebastião é celebrado no bairro de Matosinhos.

Data da publicação: 27 de janeiro de 2016

Por Simone Isabel (Pascom SBJM)

No último domingo, 24, Dia Maior da Festa em honra a São Sebastião, moradores da comunidade se reuniram para render homenagens ao santo padroeiro. No período da tarde, dois grupos se apresentaram na praça ao lado do salão do Campo do Siderurgica, onde mensalmente acontecem as celebrações. Primeiramente o grupo de Maracatu Raízes da Terra do Bairro São Geraldo mostrou o ritmo forte dos instrumentos de percussão. Logo após, foi a vez do grupo Pilão de Nhá que contam com integrantes de Caquende e São João del Rei. Vestidas de maneira típica, senhoras apresentaram a Dança do Pilão, acompanhada por uma cantiga que orientou a coreografia.

Ao fim do dia, as 18 horas, a comunidade e visitantes compareceram ao início da Av. Santos Dumont, próximo ao pontilhão, para o início da procissão com as imagens de Santa Efigenia, São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião. Durante o trajeto, foram feitas orações que se alternavam entre os hinos de louvor do grupo de Congado São Sebastiao e São Benedito e ainda foi possível presenciar muitas manifestações de fé dos moradores, seja enfeitando suas casas ou ajoelhando-se ao verem passar as imagens.

Na chegada da procissão, padre Jose Bittar presidiu a Santa Missa.
    Em sua homilia citou sobre a vida de São Sebastião e aproveitou a temática da festa que foi: Com São Sebastião, busquemos a misericórdia do Pai, para falar do Jubileu da misericórdia.

Em poucas palavras, através de um texto do papa, nos é mostrado que o motivo pelo qual foi conclamado a vivência da misericórdia, é estarmos passando por um período em que a igreja é chamada a oferecer sinais da presença e proximidade de Deus e dessa forma sejamos tocados por Ele, transformados pela sua misericórdia e nos tornarmos testemunhas dela. E segundo nosso pároco, devemos usar da mesma misericórdia que Deus usa para conosco.

Ao fim da celebração, padre Jose Bittar agradeceu a todos os presentes e a iniciativa da população em fazer com que a festa acontecesse. Ainda disse que louvando e bendizendo nossos padroeiros, estamos acariciando o coração de Deus.