Banda Sinfônica realiza Concerto de Natal

Data da publicação: 20 de dezembro de 2015

Por Simone Isabel (Colaboradora da Pascom SBJM)

Na noite do último sábado,19, aconteceu no interior do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos o Concerto de Natal com a participação das Orquestras juvenis de Santa Cruz de Minas e da Paróquia de Matosinhos. A apresentação contou com um repertório do erudito ao popular, entoando canções como Asa Branca, de Luiz Gonzaga e uma "dobradinha" com Menino da Porteira e Mary had a little lamb, música folclórica estrangeira.
       Para as 10 peças selecionadas, foram utilizados instrumentos de corda como o violino, a viola e o violoncelo sob a regência de Mariana Rennó Jelen. E ainda o Professor André Mendes (DMUSI-UFSJ), veio agregar sonoridade ao belo espetáculo na percussão.
       Segundo Mariana Rennó a música é uma expressão especial do ser humano. Uma forma de expressão universal que se consegue comunicar com pessoas que não falam a nossa língua e que, as vezes, não encontramos através das palavras.
       Na segunda parte do Concerto, o maestro Ronaldo Medeiros, responsável pela Banda Sinfônica de Matosinhos, regeu cinco músicas com a participação de Caio Alencar e Gilberto Faria. Caio solou a canção "Carinhoso" no trompete. Ele é de Tefé, Amazonas e entrou na banda permanecendo por 6 meses e, por sua atitude participativa, recebeu uma homenagem antes de retornar para sua cidade natal. Já o cantor Gilberto Faria, acompanhou a banda em canções como "Retalhos de Cetim" e "Mulher Brasileira", com sua voz forte agraciando a noite.
       Ao final do evento, Medeiros, em reflexão, destacou a simplicidade, lembrando que Jesus nasceu em uma manjedoura e, acrescentou que temos que multiplicar os talentos que recebemos. Foi uma apresentação acolhida com aplausos dignos da beleza do momento. Numa orquestra que conta com integrantes com idade a partir de 8 anos, mostra um projeto encanta pela grandeza, seriedade e o esforço deste trabalho que envolve a comunidade.