Paroquianos de Matosinhos compartilham experiências bíblicas

Data da publicação: 25 de setembro de 2014

Exercício de fé, alimento para alma, vigor para a vida. Neste mês de setembro, os católicos são chamados a se aproximarem um pouco mais da bíblia sagrada, rompendo assim os limites das reflexões e leituras praticadas apenas durante as missas dominicais. A experiência do contato mais profundo com a Palavra de Deus pode acontecer de modo especial neste mês, como também pode ser realizada em qualquer outro momento da vida.
       Catequista e uma das animadoras das missas com as crianças no Santuário do Sr. Bom Jesus de Matosinhos, a senhora Antonieta Carvalho, aos seus 65 anos, revelou o segredo de sua alegria e disposição em continuar trabalhando a Palavra de Deus com os pequenos. “Não meço esforços para levar a Palavra de Deus aos pequenos através também de meus personagens. Desde pequena aprendi a ouvir a Palavra de Deus com o ensinamento de meus pais. A fé que hoje tenho, agradeço a eles”, lembra a conhecida “Tuca”, também chamada de “Anjinho da Cemig”, famoso personagem de Antonieta.
       O contato com a bíblia sagrada faz parte e envolve não só idosos e crianças da Paróquia do Senhor Bom Jesus. Nos últimos anos, com a sequência dos trabalhos evangelizadores realizados por grupos de jovens atuantes em Matosinhos, a experiência bíblica com este público tem rendido ótimos frutos. A jovem Marcyara Reis, filha do diácono permanente Ademir Noel e frequentadora do antigo Grupo Pescadores de Jovens (GPJ), destaca que seu contato com a bíblia não fica restrito apenas ao convívio familiar. “As reflexões bíblicas também me auxiliam na elaboração das atividades e dos encontros de catequese juntos às crianças aqui da Comunidade Rainha da Paz. Não posso deixar de destacar também que a bíblia era o principal livro que norteava os encontros do antigo Grupo Pescadores de Jovens (GPJ), o que contribuiu ainda mais para o meu crescimento pessoal e espiritual”, lembrou.
       Outros dois jovens paroquianos, que também procuram se dedicar ao aprimoramento da leitura e das reflexões bíblicas, aceitaram compartilhar suas experiências nesta reportagem especial. Igor Tortieri destaca que a leitura dos evangelhos passou a fazer a diferença em sua vida. “A leitura da bíblia faz diferença em minha vida, já que com ela passei a ter um contato mais pessoal com Deus, me motivando a caminhar ainda mais na fé. Recomendo a todos! A bíblia possui todo o alimento espiritual que precisamos para nossa vida”, afirmou. Quem também teve a sua vida mudada com os estudos bíblicos foi o jovem John Eric, que assim como Igor Tortieri, frequenta o grupo jovem de Matosinhos, o Vinde e Vede. “Com o conhecimento da Palavra de Deus, mudei muito minha forma de pensar, passei a ver o mundo com outros olhos e encarar a vida de uma forma diferente. Agradeço aos padres Sérgio França e Roberto Modesto Carneiro pelo importante incentivo”, destaca John.
       O que percebemos com os depoimentos dessa matéria é que não há como se definir uma receita padrão de como, onde e quando se aprofundar na Palavra de Deus. O que existem de fato são situações, oportunidades ou pessoas iluminadas as quais Deus nos oferece para Dele melhor nos aproximarmos ao longo de nossas vidas. Cabe a cada cristão, na sua prática constante de oração, deixar-se tocar cada vez mais pelo Senhor da Messe. Que, com o término deste mês de setembro, também não cheguem ao fim o nosso compromisso em continuar mergulhando nas sábias e amorosas palavras de vida eterna, por Ele a nós deixadas, nas páginas da bíblia sagrada.

Reportagem e arte fotográfica – Alisson Reis (Pascom SBJM)