Missa Solene do Jubileu leva centenas de fiéis ao Santuário

Data da publicação: 14 de setembro de 2014

O Bispo da Diocese de São João Del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, celebrou na tarde deste domingo, 14 de setembro, data em que se comemora a Exaltação da Santa Cruz, a Missa Solene do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
       Estiveram concelebrando juntamente com Dom Célio, os reverendíssimos; Padre José Bittar (Reitor do Santuário de Matosinhos), Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães (Pároco Emérito da Paróquia de São José Operário), Padre Vinícius Idefonso Campos (Vigário do Santuário), Padre Pedro de Jesus Wiermann (Pároco da Paróquia de São Sebastião de Santa Cruz de Minas), Padre Dirceu de Oliveira Medeiros (Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Prados), Padre Geraldo Magela da Silva (Pároco da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar), Padre Geraldo Sérgio França (Vigário do Santuário) e ainda o diácono permanente da Diocese, Ademir Noel.
       Na procissão de entrada, representantes de movimentos, pastorais e comunidades participaram da procissão de entrada com seus símbolos e imagens.
       Antes de iniciar a missa solene, Padre José Bittar parabenizou Dom Célio de Oliveira Goulart pela passagem do seu aniversário.
       Em sua homilia, Dom Célio destacou a Festa da Exaltação da Santa Cruz, segundo o bispo “ A Festa da Exaltação da Santa Cruz representa Jesus Cristo que se doa em favor da humanidade, através de sua morte e ainda acrescentou “A Cruz recorda o Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio que nos trouxe a salvação. Assim sendo, a Igreja há muito tempo passou a celebrar, exaltar e venerar a Cruz, inclusive como símbolo da árvore da vida que se contrapõe à árvore do pecado no paraíso, quando a serpente do paraíso trouxe a morte, a infelicidade a este mundo, incitando os pais a provarem o fruto da árvore proibida''.
        O auxiliar de serviços gerais Eduardo Freitas, de 32 anos, diz que é católico e tem uma enorme imagem de Jesus Cristo em sua casa. Ele, que participa todos os anos da Festa do Jubileu, fala que a Festa do Bom Jesus uma festa tradicional. “Nasci e fui criado no bairro de Matosinhos, participo da festa deste criança, não perco um ano se quer da festa”, afirma Eduardo.
        Ao final da celebração, Dom Célio recebeu os cumprimentos de todos os presentes, que também fizeram as suas orações e pedidos próximo a imagem do Bom Jesus.

Colaboração: Éder Campos e Ana Clara Abreu (Pascom SBJM)