Jubileu do SBJM - 13/09 às 15h00

Data da publicação: 13 de setembro de 2015

Por Tiago Carvalho (Pascom SBJM)

Na tarde deste domingo, 13, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, contou com a participação do vigário da paróquia de São João Bosco, Pe. Roberto Carneiro. O sacerdote presidiu a santa missa das 15 horas e meditou o subtema do dia: o Bom Jesus nos apresenta o bom samaritano.
       Nesta parábola, Jesus critica aqui a falsa religiosidade. A falsa religiosidade é o ato de apenas ter uma religião, praticar rituais ou aparentar ser um crente. É a hipocrisia, a falsidade. O sacerdote e o levita deveriam exercitar seu amor por alguém que precisava, já que tinham o conhecimento da vontade de Deus. Provavelmente, já que ninguém estava olhando, ignoraram o problema e desviaram o seu caminho, deixando aquele homem ali sofrendo. Mostraram com isso o quão distantes estavam de um relacionamento sério com Deus e com o próximo.
       A inserção do samaritano nessa história mostra que o “status” não vale nada. Os samaritanos tinham o “status” de odiados e de indignos e o sacerdote e levita de “santos”. No entanto, a atitude de bondade desse samaritano, mostra que é isso que realmente agrada a Deus. O samaritano doou-se completamente ao homem que necessitava, empregando cuidado, tempo e até dinheiro. Essa é a atitude que Jesus quer ver. Em outras palavras, Jesus quer ver obras decorrentes da fé e não uma fé vazia de boas obras.