Jubileu do SBJM - 13/09 às 18h30min

Data da publicação: 13 de setembro de 2015

Por Vanessa Oliveira (Pascom SBJM)
       O último dia da novena solene, contou com a participação do pároco da Paróquia de São José Operário, Pe. Vinícius Idefonso Campos. As celebrações tiveram início às 18h30min e durante a homilia da novena foi meditado o subtema “O Bom Jesus nos apresenta o bom samaritano.”
       A parábola do Bom Samaritano (Lucas 10: 25-37) destaca a verdade de que compaixão, sensibilidade e cuidado são fatores intrínsecos à vida ministerial. Diz o texto que um homem está indo de Jerusalém para Jericó. É atacado por alguns salteadores. Roubam seu dinheiro, batem nele e o deixam à beira do caminho, “meio morto”. Enquanto permanece caído, três homens passam por esse mesmo caminho. A atitude de cada um pode ser vista como prova do grau de sua compaixão.
    Dos três, dois deles passaram de largo. Tanto o sacerdote com o levita não pararam nem se envolveram com a situação. Deixaram-no como estava. Todavia, o bom samaritano parou, cuidou dos ferimentos da vítima. Levou o homem para uma hospedaria e cuidou dele. Além disso, comprometeu-se em pagar tudo que fosse preciso quando voltasse.
       Essa parábola tem tudo a ver com o contexto ministerial ou pastoral, porque pastorear consiste em cuidar, arrebanhar, estar pronto a buscar e curar a ovelha desgarrada.

Descida da imagem do Bom Jesus
    Por Cláudia Isabel (Pascom SBJM)
       Um dos momentos mais esperado do último dia da novena do Jubileu, foi a descida da imagem do Bom Jesus. Centenas de fiéis se reuniram no Santuário para assistir a retirada da imagem do seu trono pelos paroquianos. Em seguida, a mesma foi colocada no andor e homenageada por todos os presentes. A cerimônia foi animada pelos padres do Santuário, Pe. José Bittar e Pe. Sérgio França, além do Pároco da Catedral, Pe. Geraldo Magela.