Jubileu do SBJM - 06/09 às 18h30min

Data da publicação: 06 de setembro de 2015

O Bom Jesus nos ensina a orar sem se cansar. Este foi o subtema meditado no 2º dia do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na noite de domingo, 06, no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
       Após a celebração da santa missa das 18h30min, teve início a novena solene, que foi presidida pelo Reitor do Seminário Propedêutico e Filosofia de nossa Diocese, Pe. Álisson André Sacramento. Pe. Álisson também atua como vigário paroquial na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
       Nessa parábola temos dois personagens principais: Um juiz e uma viúva. A viúva tinha uma causa justa contra um adversário que não é revelado no texto. O que se vê é que ela desejava ardentemente que o juiz julgasse sua causa, fazendo justiça. O juiz a desprezou várias vezes ignorando o seu pedido. No entanto, pela insistência da viúva, e pela importunação que ela causava a ele, o juiz decide que iria julgar a causa.
      O tema central da parábola é a oração perseverante. O texto já revela isso logo no início: “Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer” (Lc 18. 1). A viúva é a personagem que nos mostra que devemos buscar a solução das nossas causas justas.   Observe que ela não busca vingança contra seu adversário, antes, busca que o juiz dê o ganho de causa a ela, pois tinha certeza que estava correta. Isso mostra fé da parte dela. Podemos identificar essa viúva com os servos de Deus.

Colaboração: Éder Campos (Pascom SBJM)