Devotos celebram Jubileu de Matosinhos – Festa começou ontem e encerra no próximo dia 14

Data da publicação: 05 de setembro de 2015

Por Gazeta de São João del-Rei em 05/09/2015

Em uma cidade conhecida pela intensa religiosidade, mais um Santo será homenageado por uma multidão de fiéis. Entre os dias 4 e 14 de setembro, com o Tema “Através das parábolas, o Bom Jesus nos ensina a dinâmica do Reino de Deus”, milhares de devotos devem participar do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Para este ano, a tradicional festa conta com a meditação de algumas Parábolas do Bom Jesus, uma vez que o Papa Francisco proclamou este como o Ano da Paz. Ontem, 4, aconteceu a abertura oficial da festa com adoração e missas. O Vigário paroquial, Sérgio França, contou sobre o motivo do ponta pé inicial ter sido ontem. “Neste ano optamos por começar o Jubileu no dia 4 para podermos desfrutar de um dia sem tema específico, mas sim voltado para um reflexo do Jubileu em si”, explicou. Hoje, 5, tem início a Novena Preparatória em honra o Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Com o tema “O Bom Jesus nos ensina a não colocar a nossa confiança nas riquezas”, os fiéis podem participar das Santas Missas que começaram às 7h e seguem às 15h e 18h30. Já às 19h30 Padre Frei José Roberto vai presidir a novena solene que desde o ano passado segue o modelo de Aparecida do Norte onde as mesmas acontecem após a celebração das missas.

“O Bom Jesus nos ensina orar sempre sem se cansar”. Esse será o tema discutido amanhã, 6, nas santas missas e novenas das 8h, 15h e 18h30. E ainda, para celebrar o domingo em família, os devotos vão poder participar da Santa Missa às 10h procedida pelo Leilão de gado com almoço na praça.
    De acordo com França a imagem do Bom Jesus é um marco para a identidade de São João del-Rei. “É muito importante comemorarmos o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, sobretudo pelo bairro que ganhou o nome de Matosinhos em função da imagem. É uma devoção que marca a história do povo, por isso um grande número de pessoas, não só do bairro e da cidade, até mesmo de outras paróquias vem celebrar esse momento conosco”, comentou
    França.

Durante os dez dias de festa os fiéis vão poder desfrutar de diversas barracas como, por parte da organização da paróquia, a de caldos, pastéis, refrigerantes e víspora, além das barracas das pessoas que alugam um espaço para comercializar seus quitutes.

França contou estar animado para dar início à comemoração que, segundo ele, será um sucesso. “Acredito na participação de muitos devotos, ainda mais que vamos começar a comemoração deste ano em um final de semana”, destacou. Aos que não puderem comparecer à paróquia, não se preocupem já que todo o Jubileu será transmitido pela TV Campos de Minas.

Estima-se que mais de 2 mil pessoas passem pela paróquia durante o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos que se estende até dia 14 com procissão, encerramento da novena e exaltação da Santa Cruz. A programação completa está disponível na rede social Facebook, “Santuário de Matosinhos” e no site www.santuariodematosinhos.com.br .

Confissões

Durante o Jubileu os fiéis que preferem um momento a sós com o padre vão poder desfrutar das confissões individuais às 7h, 15h e 18h30, exceto aos sábados e domingos. Já as confissões comunitárias vão acontecer às 17h. Os dias 6 e 12 de setembro serão dedicados aos adultos. Os casais podem participar no dia 6, as crianças no dia 12, às 10h, e os jovens no dia 13.

Obs: O leilão de gado, mudou de data. Será dia 13 de setembro, após a Santa Missa das 10h00.